Revista Atenção

Sua marca no mundo

Empresa Global.

Um caminho sem volta.

Muita gente ignora o fato de que possuir um site torna uma empresa global. No entanto, é a mais pura verdade. Os recursos em rede têm alcance universal e nossa aptidão para eles está se aprimorando cada vez mais.

Enquanto a geração do século 20 ainda se acostuma (e se maravilha) com a avalanche de informações que podem ser acessadas com apenas um clique, a do século 21 já nasce plugada e com certificação digital: conhecer o ciberespaço é apenas um detalhe virtual.
No entanto, o que é preciso compreender, nos dias de hoje, é a necessidade real da internet para começar ou manter os negócios.

Manuel Castells, sociólogo espanhol entre os mais citados com o auge da internet, e autor do livro “A sociedade em rede”, utilizou a expressão ‘Era Digital’ para descrever a revolução em que a sociedade está vivendo. Não é para menos. Em menos de 20 anos testemunhamos a abrangência, rapidez e criatividade tecnológica para suprir necessidades que nem imaginávamos ter um dia.

Segundo Robson Carvalho, diretor executivo da Carvalho Digital de Bauru, o mundo digital está presente em nosso cotidiano com serviços, mensagens instantâneas, redes sociais, e-mail e websites que facilitam as atividades pessoais e corporativas. “Isso acontece desde a simples checagem do tempo, ‘idas’ ao banco até a participação de pessoas em concursos públicos e empresas em processos licitatórios” argumenta.

Além disso, devemos reconhecer que o mundo digital chegou para ficar. Podemos dizer que 99% dos habilitantes do planeta utilizam ao menos algum serviço oferecido por empresas conectadas e preocupadas em oferecer eficiência e autonomia ao seu cliente.
“Pode até ser que o índio da Amazônia não esteja conectado, mas os seus dados como cidadão e como indígena estão possivelmente cadastrados em um servidor IBM no INCRA. Além disso, o sistema de emissão de multas do Detran utiliza uma base de dados em Oracle (empresa especializada – ver tabela ao lado), confirmando a máxima de que a internet não é um brinquedo nas mãos dos adolescentes ávidos por jogos online, mas sim uma ferramenta de gestão, controle e segurança para as pessoas”, lembra Carvalho.

Tabela de faturamento das empresas

A soma do valor de todas as empresas citadas acima é maior que o PIB de muitos países mundo afora. Internet não é brinquedo. Por isso, estude o seu meio digital, faça investimentos e dê um upgrade em sua empresa.

É quase impossível, hoje, viver sem o respaldo da internet; e isso está se refletindo nos relacionamentos profissionais.

Oportunidade de negócios
Como se não bastasse os recursos digitais em termos práticos, ou seja, os serviços e pesquisas cotidianas oferecidos pela internet, ainda podemos relacionar seu bom uso com boas oportunidades de negócios.
É certo que a confecção de um site ou de uma página social em mídias como o facebook e o Instagram já trazem bons resultados comerciais. Mas muita gente faz confusão na hora de postar conteúdos. Não basta apenas criar uma plataforma de divulgação: é necessário manutenção e olhar criterioso antes de cada publicação. Para isso, planejar é fundamental.

Planejamento
Para que o usuário tenha uma boa relação com o universo digital é necessário compreender a diferença entre mídia e conteúdo. O fato de realizar postagens aleatórias, em diferentes meios, pode atrapalhar, ao invés de promover seu negócio. Assim, o planejamento efetivo é o segredo para trazer resultados. A ideia é gerenciar as informações que chegam e as que são publicadas diariamente, sem permitir que a mensagem seja repetitiva demais ou muito fora do contexto midiático. Fique de olho e contrate bons profissionais. O sucesso certamente virá como resposta.

Por Carolina Britto

Entrevistado: Robson Carvalho

Robson Carvalho é diretor executivo da Carvalho Marketing Digital [www.carvalhodigital.com.br | contato@carvalhodigital.com.br | 3245-9677], já atuou como gerente comercial do Universo Online (UOL-Santos), como executivo de negócios do ZAZ e Terra Provedor, fez treinamentos voltamos à área de e-commerce, B2B, conectividade, mídias digitais e inbound, participou na gestão de conteúdo do projeto do site da cidade de Natal-RN “ NATAL400 anos”, foi palestrante em entidades com tema “Fundamentos da Internet” (CREA, OAB-Santos, entre outros) e é o atual desenvolvedor do site da Revista Atenção.
Sair da versão mobile