Revista Atenção

Startup Weekend Women: mulheres desenvolverão negócios em 54 horas

Nem toda empresa é startup. Mas toda startup é capaz de se tornar empresa um dia

Por: Thiago Vendrami

O Startup Weekend Bauru chega à sétima edição, sendo a primeira com a vertical feminina, de 8 a 10 de novembro, no Labs, o recém inaugurado espaço colaborativo da Paschoalotto.  Serão 54 horas de interação, mentoria e desenvolvimento de novos modelos de negócios.

Os homens também são bem-vindos. Para essa edição, que fomenta e empodera o empreendedorismo feminino, há um limite de 25% de participação para pessoas do gênero masculino, tanto na condição de participante, mentor, jurado ou integrante da comissão organizadora.

Presente em 150 países, superando 3 mil edições realizadas e 23 mil equipes formadas, com aproximadamente 200 mil participantes inscritos, o Startup Weekend já se consagrou como o maior evento do mundo deste segmento. Sua origem foi no ano de 2007, nos Estados Unidos.

No Brasil, um dos cases de destaque é o aplicativo móvel Easy Taxi, posterirormente rebatizado como Easy, que surgiu na edição de junho de 2011 do Startup Weekend Rio de Janeiro, sem sequer ficar entre os três primeiros colocados. Há dois anos foi anunciada sua fusão com a gigante Cabify, para fazerem frente à Uber.

Ainda que não se posicionaram entre os três primeiros colocados naquela edição, o time colocou em prática todo o aprendizado adquirido ao logo das 54 horas de evento, acompanhados de mentores qualificados e aprovados pela mantenedora Techstars, parceira oficial do Google for Startups.

Como são feitos os trabalhos?

Na noite de sexta-feira (8), os participantes se reúnem e apresentam suas ideias. Tudo bem quem não pensou em algo, pode integrar algum grupo que desperte seu interesse.

É normal que surja a necessidade de votação pelas melhores ideias ou que algumas outras se unam. Esse momento é justamente para isso.

Entre a manhã de sábado (9) e noite de domingo (10), os grupos desenvolvem um plano de negócios e validam os desafios a serem resolvidos pela ideia.

Além dos organizadores e staffs que estarão o tempo todo à disposição para garantir sempre a melhor experiência para os inseridos no evento, mentores farão o acompanhamento ponta-a-ponta, ou seja, disponibilizarão todo seu repertório de conhecimento e experiências a partir de provocações para que as ideias caminhem para um modelo de negócio de sucesso.

Durante todo o processo, os grupos receberão dicas e ao final serão avaliados. O local definido para sediar o evento é estratégico por permitir que os envolvidos saiam às ruas pesquisar e validar suas ideias, além de ser um lugar envolvente que respira inovação.

Se preciso for, as ideias serão trabalhadas e retrabalhadas durante essas 54 horas até a avaliação feita pelos jurados.

Cidade apoia

A titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Renda (Sedecon), Aline Fogolin, comemora a chegada de mais uma edição do Startup Weekend em Bauru, desta vez focado nas mulheres. E justifica.

“A satisfação de receber o Startup Weekend Women em Bauru é dupla. Primeiro pela chancela de ser Startup Weekend, evento reconhecido internacionalmente e que estimula e fomenta negócios e empreendedorismo por onde passa. E também por ser voltado às mulheres, que em nosso município tem uma camada significativa na gestão das micro e pequenas empresas e também como MEIs, as microempreendedoras individuais”.

Ainda de acordo com Aline Fogolin, as mulheres representam cerca de 80% do segmento de estética e beleza e em um contexto geral crescem exponencialmente em números como empreendedoras, o que contribui com o desenvolvimento de Bauru.

Vitrine

Além de potenciais empreendedores, organizadores e mentores, investidores participam de edições do Startup Weekend em busca de uma nova oportunidade de investimento. Mas isso não é uma regra.

Nem toda empresa é startup. Mas toda startup é capaz de se tornar empresa um dia, que é o momento em que o modelo de negócio cresce o suficiente para se manter, em ritmo mais acelerado do que os custos necessários para existir.

Mas, devido às incertezas, é importante encontrar parcerias e investidores que aceitem os mais variados riscos.

Sobre o Startup Weekend Women Bauru

Com o intuito de promover o empreendedorismo entre as mulheres e formar empresas de futuro promissor com aquele toque feminino, o Startup Weekend Women Bauru terá sua primeira edição entre os dias 8 e 10 de novembro. São 54 horas de evento.

Os participantes são divididos pelas categorias designers, programadores e negócios, tendo a oportunidade de apresentar suas ideias e formar equipes para colocá-las em prática e apresentá-las aos mentores e jurados. Lembrando que homens poderão participar do evento, com limite de 25% dos inscritos.

Criado por uma instituição sem fins lucrativos e executado localmente por empreendedores voluntários, os Startup Weekend são fins de semana de trabalho intenso com uma ideia em mente: como transformar problemas em soluções inteligentes, atrativas para usuários e assim passíveis de receber investimento.

Para a líder organizadora do Startup Weekend Women Bauru, Adriana Kaku Defende, a vertical feminina se justifica “porque estávamos cansados de ir em eventos de empreendedorismo e ver pouquíssimas mulheres participando. E esse número é ainda menor quando falamos em empresas que estão relacionadas à tecnologia e inovação, por isso temos o dever de incentivar a partir de ações concretas e validadas em boa parte do mundo”.

Antes de se tornar líder organizadora, Adriana foi participante da 5ª edição do Startup Weekend Bauru – saindo vitoriosa e dando continuidade ao projeto de inclusão a PCDs, contribuiu com a organização da edição seguinte, foi staff do Startup Weekend Agrotech (a primeira do interior paulista) em Presidente Prudente, levando um dos trabalhos desenvolvidos pela Lótus Jr., empresa Júnior de Biologia da Unesp, que ela também presidiu.

O Startup Weekend

O Startup Weekend é o maior evento de startups no mundo e consiste em um final de semana com a mais profunda imersão que reúne profissionais de várias áreas para criarem protótipos de empresas ou projetos em apenas 54 horas.

Startup Weekend Women Bauru

Quando? De 8 a 10 de novembro

Onde? Labs, espaço colaborativo da Paschoalotto, que fica na rua Marcos Augusto Genoves Serra, nº 2-39, Vila Regina, próximo ao Aeroclube.

Número de participantes: mínimo 40 e máximo 120, respeitando teto de 25% público masculino.

Alimentação: Todas as refeições inclusas, desde café da manhã a jantar, passando por lanches e cafés.

Mais informações e inscrições podem ser obtidas e realizadas pelo site swbauru.com

Sair da versão mobile