Vencer dificuldades é uma rotina nos 44 anos da Sorri-Bauru, completados hoje. Mas os últimos meses foram especialmente desafiadores. Com a pandemia, a instituição redobrou os cuidados, mesmo com menos recursos. A responsabilidade, contudo, segue inalterada: manter a excelência dos serviços prestados em seu Centro de Reabilitação (localizado na quadra 53 da Nações Unidas) para cerca de 2 mil usuários mensalmente, e nas seis regiões da cidade onde atuam suas equipes da Estratégia Saúde da Família, que abrange mais de 12 mil famílias.
Os cuidados sanitários na instituição, que já eram bastante rígidos, foram intensificados, seguindo protocolos das autoridades de saúde. A aquisição de mais Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) também impactou nas finanças. “Nessa situação de pandemia, estamos lutando todos os dias. É uma luta incansável, porque acreditamos que vale a pena. Vemos os resultados nas crianças, nos adultos, nos jovens que atendemos. É a nossa recompensa, o que mais valorizamos no nosso dia a dia: o resultado do nosso trabalho”, comenta Bete Nardi, diretora-executiva da Sorri.
CAMPANHA DE DOAÇÕES
Pela crise econômica e a impossibilidade de realizar eventos presenciais (como a Noite Espanhola, tradicional na agenda social da cidade), as receitas da Sorri caíram cerca de 30%. Mas, com criatividade e empenho de seus conselheiros, corpo diretivo, colaboradores e voluntários, a instituição realizou lives musicais (foi beneficiada por iniciativas de terceiros também), campanhas de arrecadação e uma feijoada com entrega drive-thru. Novas iniciativas acontecerão ainda em 2020, prometem os organizadores.
Para marcar o aniversário de 44 anos, a campanha “Faça parte dessa história!” estimula a população a se juntar, por meio da doação, à causa da pessoa com deficiência. Os canais para doar são o site da instituição (sorribauru.com.br/doacao) e o telefone (14) 4009-1040 (para informar-se sobre outras alternativas). Nesse período festivo, a Sorri-Bauru tem publicado em suas redes sociais depoimentos emocionantes de quem faz parte da trajetória da instituição.
AGRADECIMENTOS
“Os nossos 44 anos são de puro agradecimento aos órgãos públicos, aos que nos confiam os projetos, às empresas privadas que acreditam no nosso trabalho e nos financiam, à comunidade, pelas doações e voluntariado. E principalmente à nossa equipe, que sempre estuda, que se reinventa, que busca alternativas para que possamos atender com a excelência e a qualidade que sempre foi própria da instituição”, exalta Bete Nardi.