Revista Atenção

Semáforo com radar vai flagrar quem fura sinal vermelho e para sobre faixa

Carro passa no vermelho no cruzamento da Duque com a Araújo; ponto deve receber monitoramento / Foto: Tainá Vétere

Emdurb recebe empresas hoje para analisar tecnologias disponíveis; seis cruzamentos da cidade terão monitoramento

As fiscalizações de motoristas que avançam o sinal vermelho e param sobre faixas de pedestres vão ganhar reforço em Bauru. A Emdurb diz que irá contratar, pela primeira vez na cidade, radares em semáforos para coibir esses tipos de imprudência em seis pontos do município, inicialmente. Os locais, contudo, ainda seguem em definição. A expectativa é de que os dispositivos entrem em funcionamento até o fim deste primeiro semestre.

Com o objetivo de estudar os melhores modelos de equipamento, a Emdurb recebe, nesta sexta-feira (6), às 14h, em sua sede no Terminal Rodoviário, empresas para cotação dos dispositivos.

“Queremos verificar a tecnologia que cada empresa oferece e ver a funcionalidade”, reforça Gustavo Cardoso, gerente técnico de Infrações da Emdurb, adiantando que, na reunião, apresentará o Termo de Referência, documento que estabelece as normas pelas quais o serviço deve ser prestado e indica o potencial do produto a ser contratado.

Ainda não se sabe se o equipamento irá fotografar ou produzir vídeos curtos dos veículos infratores com foco nos emplacamentos. O que é certo, até agora, segundo a Emdurb, é que o equipamento deve ser capaz de punir condutores nos semáforos pelos dois tipos de irregularidades citadas.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), avançar o sinal vermelho do semáforo ou o de parada obrigatória é infração gravíssima com multa de R$ 293,47. E parar o veículo sobre a faixa de pedestres na mudança de sinal luminoso gera infração média, com multa de R$ 130,16.

O investimento para a nova tecnologia, que, segundo a Emdurb, já estava previsto no Orçamento, é de até R$ 3 mil por faixa monitorada.

TESTE ANTIGO

Os seis locais da cidade que receberão os dispositivos ainda serão definidos pela gestão da empresa, com base nos pontos que registram maior número de ocorrências.

Um dos locais mais cotados para a nova fiscalização é o cruzamento da avenida Duque de Caxias com a rua Araújo Leite, que, há aproximadamente 6 anos, recebeu um equipamento para testar o serviço.

“Ele flagrava quem passava no vermelho, mas funcionou apenas por uns 40 dias, porque era teste. Desta vez, iremos contratar o serviço de fato”, explica Cardoso.

TENDÊNCIA

O gerente da Emdurb considera que o uso da tecnologia é uma tendência já observada em outras cidades e que a medida trará mais transparência à fiscalização e à elaboração de autos de infração. “A imagem prova 90% e ajudará com que muitas pessoas não ingressem com recurso”, opina Gustavo.

“A maioria dos acidentes em trecho urbano é causada por motoristas que invadem o sinal vermelho”, reforça.

LICITAÇÃO

A licitação deve ser aberta até a primeira semana de abril. Além do dispositivo citado, outro tipo de radar e serviço também serão contratados pela licitação em questão. São os fixos comuns, sem mostrador de velocidade.

“Temos 26 equipamentos operantes na cidade hoje, mas o prazo acaba em 19 de abril. Faremos a licitação antes disso”, completa Gustado Cardoso.

Sair da versão mobile