22/01/2019 – Deficiente visual, Thiago Augusto Olivier é exemplo de superação e recebeu a primeira Moção de Aplauso da Câmara Municipal redigida em braille
Vanderlei, vereador Segalla e Thiago Augusto Olivier
No intervalo de acirrada partida disputada pelo Sendi/Bauru Basket na noite desta terça-feira (22/01), no Panela de Pressão, o presidente da Câmara Municipal de Bauru, vereador José Roberto Segalla (DEM), entregou Moção de Aplauso, de sua autoria, a um dos mais célebres e aguerridos torcedores do time – o jovem Thiago Augusto Olivier.
Bauruense, aos 25 anos, o homenageado já é considerado um grande exemplo de perseverança e superação.
Sua deficiência foi descoberta por uma tia, dois dias após o nascimento, que notou a dificuldade dele em abrir os olhos. Segundo os médicos, houve descolamento das retinas por ter adquirido rubéola ainda no ventre da sua mãe. Apesar da tentativa cirúrgica, o problema persistiu.
Por essa razão, a Câmara Municipal entregou nesta noite a primeira Moção de Aplauso redigida também em braile, escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão, a qual Thiago aprendeu ainda na infância, graças a sua mãe.
A primeira vez que presenciou um jogo coincidiu com a estreia do Bauru Basket no Ginásio Panela de Pressão. Segundo ele, o clima contagiante da vibração da torcida e a narração ouvida pelo inseparável radinho aceleraram o seu coração, dando a ele novas motivações. Foi lá, nas arquibancadas onde ele pula e grita, que o jovem cunhou sua definição do que é, para ele, o basquete.
Segalla e Thiago, acompanhados pelo mascote do Sendi/Bauru Basket
Hoje, o mesmo ginásio é a segunda casa de Thiago, que tenta não perder um jogo da equipe que aprendeu a amar. Tanto é que já virou símbolo do time, por tamanha dedicação à torcida. Isso rendeu diversas entrevistas à imprensa regional e nacional, além de ser convidado periodicamente para fazer comentários esportivos sobre a modalidade na Rádio 87,9 Bauru.
E como sempre comprovou em sua trajetória que não há obstáculos quando se acredita nos próprios sonhos, Thiago agora deseja cursar Radialismo e Direito.
Ao entregar a Moção, o vereador Segalla destacou a importância da torcida para embalar um time, especialmente no basquete. “Tínhamos que escolher um para representar os apoiadores do nosso Bauru e o Thiago, com certeza, representa essa força e, com certeza, assiste aos jogos dessa equipe do coração pela vibração de todos e pela narração do Rafael Antônio”.
Gestor do Sendi/Bauru Basket, Vanderlei Mazzuchini Junior também acompanhou a homenagem, que arrancou os aplausos do público presente no Panela.
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Câmara Municipal de Bauru