fbpx

Saúde do Idoso

por: Médico Raul Gonçalves de Paula.

A saúde é uma das principais preocupações do brasileiro e também um dos maiores desafios de gestores. O sistema de saúde pública que tem a pretensão de atender a todos os brasileiros, sem distinção, apresenta falhas em seus principais programas.
O progresso e a ciência em evolução descobrem milhares de medicamentos e/ou procedimentos novos que salvarão muitas vidas no mundo inteiro. No entanto, para os brasileiros que dependem do SUS, essa pode não ser uma realidade atingível.
A perspectiva de vida com qualidade, dos que nascerem este ano que entra, é de 100 anos. Isso significa que quem nascer em 2018 pode viver até 2118. Mas… Será que todos os brasileiros terão saúde para chegar aos 100 anos? Aí é que está. Vamos refletir.
Os milhares de trabalhadores que buscam todos dias um atendimento no serviço público de saúde poderiam responder essa questão evidenciando que quando se tem mais de 60 anos, e não consegue pagar um plano de saúde, a situação é mais complicada.
O médico e empresário bauruense Dr Raul Gonçalves Paula, apresentou em seu projeto de governo na campanha à prefeito em 2016, a criação do Hospital do Idoso, para Bauru. Mas se avaliamos as cidades da região, o projeto também seria importante para a melhora na qualidade de vida do que mais necessitam e no momento que mais precisam, em todos os municípios brasileiros
O projeto do médico bauruense retrata a realidade da cidade e da população de idosos, que chegará a 84.172 pessoas em dois anos em Bauru. “Nesse período, a população da cidade com mais de 60 anos chegará a 23,25% de todos os moradores do município”, afirma.
O IBGE traz um relatório que confirma os dados já informados no senso de 2010, com o registro de uma população que somava 343.937 pessoas residentes na cidade.
A maioria das doenças podem ser prevenidas ou adiadas, com estilo de vida saudável e tratamentos adequados. “É importante privilegiar ações preventivas e de tratamento que preservem a autonomia da pessoa idosa”, garante o médico. Todos precisam de cuidados para que possam dar continuidade às suas atividades. É importante também lembrar que é possível dar continuidade às suas atividades, sem depender de outras pessoas. Por isso, a importância de se criar um local que possa cuidar melhor da saúde de quem mais necessita, seja em Bauru ou qualquer outra cidade.
Especialista em oftalmologia, o médico destaca que das 84 mil pessoas que terão mais de 60 anos em Bauru, todas terão catarata. Ele afirma que para tratar todas elas hoje na rede pública de saúde, levaria mais de 17 anos entre o atendimento e as cirurgias.

O relatório do IBGE traz um panorama das principais doenças que incidem nas pessoas com mais de 60 anos:

Infarto agudo do miocárdio
e outras anginas | 11,8%
Derrame Cerebral AVC | 9,9%
Diabetes Mellitus | 5,9%
Enfisema Pulmonar e Bronquite Crônica | 5,6%
Mal de Alzheimer e outras
demências | 4,2%
Perda de Audição | 3,3%
Doenças Hipertensivas | 3,3%
Pneumonia | 2,7%
Osteoartrose | 2,6%
Catarata | 2,2%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias

plugins premium WordPress
WhatsApp chat

Compartilhe esta notícia!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
X