Revista Atenção

Sanduíche Bauru agora é patrimônio do Estado

Entrevista com o candidato Celso Nascimento

O Sanduíche Bauru foi declarado patrimônio imaterial do Estado de São Paulo. A lei do deputado estadual Celso Nascimento (PSC) foi sancionada no final de dezembro pelo então governador Márcio França (PSB). A Lei 16.914/2018 foi apresentada pelo deputado no final de 2017 e, após aprovação na Assembleia Legislativa, recebeu a sanção do governador.

Ao apresentar a proposta, Nascimento citou a valorização da gastronomia do Estado, tendo o lanche como um patrimônio imaterial levando o nome da cidade de Bauru a todo o País. Por isso, ele deu entrada com o projeto de lei. Criado em 1937 no Ponto Chic, em São Paulo, pelo estudante Casimiro Pinto Neto, o sanduíche logo ficou conhecido pelos clientes com o nome de Bauru, pois este era o apelido de Casimiro, em referência a sua cidade natal.

Com o passar dos anos, o sanduíche foi ganhando espaço em todo o País, com as mais variadas receitas. Em Bauru, uma lei municipal de 1998 apresentou a receita original: pão francês, rosbife, queijo derretido em banho maria, picles e tomate. Anualmente, no aniversário da cidade, é realizada a ‘Festa do Sanduíche Bauru’, dentro da programação do ‘Viva Bauru’, que leva em média 100 mil pessoas ao Parque Vitória Régia durante os dias de evento.

Entrevista com o candidato Celso Nascimento

Para o autor da lei, haverá mais incentivo na preservação da receita original do lanche. “O sanduíche é conhecido em todos os lugares e Bauru é uma das poucas cidades que tem o nome imortalizado com um lanche tão conhecido. Com a lei, o Estado reconhece a importância do sanduíche Bauru como um patrimônio gastronômico e a preservação da receita original. Já havia lei municipal. Agora é algo de todo o Estado”, frisa.

NACIONAL

O sanduíche pode ainda ser declarado como patrimônio imaterial nacional. O deputado federal Capitão Augusto (PR-SP) apresentou projeto de lei na Câmara dos Deputados, em 2017, e a proposta aguarda a liberação na Comissão de Turismo. Caso seja aprovada, o Sanduíche Bauru será também patrimônio da gastronomia do País.

Com mais de 80 anos de história, o lanche é muito conhecido e teve a preservação da receita original inicialmente no Ponto Chic, em São Paulo, e no Skinão, em Bauru. Atualmente, a Prefeitura de Bauru e o Comtur certificam os estabelecimentos da cidade e de outros locais que ofereçam em seus cardápios a receita original. Os estabelecimentos interessados devem fazer o pedido ao município e, depois, há um processo de verificação para que o certificado seja conferido.

Fonte: https://m.jcnet.com.br/Nacional/2019/01/sanduiche-bauru-agora-e-patrimonio-do-estado.html?utm_source=Whatsapp&utm_medium=referral&utm_campaign=Share-Whatsapp

Sair da versão mobile