fbpx

Quais são os 5 esportes que entrarão nas Olimpíadas de 2028 – e qual deve ser excluído para Los Angeles

O domingo (11) marca o último dia das Olimpíadas de Paris, mas Los Angeles 2028 é logo ali. E a próxima edição dos Jogos Olímpicos já tem algumas novidades conhecidas, entre elas 5 novas modalidades, aprovadas pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) em votação.

Críquete, flag football, squash, beisebol e lacrosse. Essas são as novas modalidades que o Conselho Executivo do COI votou a favor após uma reunião em Mumbai, na Índia. Dos 90 membros, apenas 5 foram contra a inclusão destes esportes.

O beisebol é sem dúvidas o mais conhecido. Na sua versão feminina, a modalidade é conhecida como softbol. Ambas já fizeram parte do cartel de esportes olímpicos de 1996 a 2008, ficaram de fora de 2012 e 2016 e retornaram em Tóquio, mas foram novamente desfalque em Paris. E agora retornarão em solo norte-americano.

Por outro lado, o flag football é talvez a maior novidade – e também a mais “desconhecida”. A modalidade é uma variação do futebol americano, mas que consiste retirar uma fita (flag) que está presa a um cinto usado pelo adversário. E também há menos contato físico.

O squash é mais um esporte disputado com raquetes. Mas diferentemente do tênis, os dois jogadores ficam em uma quadra retangular, cercada por quatro paredes. O objetivo do jogo é bater na bola de maneira que o adversário não consiga rebater de forma válida. A modalidade já estava tentando entrar no programa de esportes olímpicos há, mais ou menos, duas décadas.

Já o lacrosse, esporte que nasceu nos Estados Unidos, é um dos mais diferentes e que estará de volta depois de ser disputado no início do século passado. Na modalidade são usados bastões com uma espécie de cesto na ponta, onde a bola é carregada durante as partidas. Nos Jogos Olímpicos de 2028 haverá uma mudança, já que ao invés de 10 jogadores por equipe, o número será limitado a 6.

Por último o críquete também está de volta. A modalidade é disputada com pás de madeira e uma bola. Nela o objetivo do jogo é marcar mais corridas do que o time adversário. Em Los Angeles o esporte será realizado na sua menor versão, o twenty.

Boxe pode ser excluído, e pentatlo moderno sofrer mudança

As Olimpíadas de Los Angeles ainda podem ter uma modalidade a menos: o boxe. Responsável por algumas medalhas para o Brasil nas últimas edições, o esporte ainda não está confirmado para 2028.

Neste momento a modalidade está sub judice pelo COI, já que há uma crise política e escândalos financeiros na Federação Internacional de Boxe.

pentatlo moderno, por sua vez, deve sofrer uma mudança em LA. A prova de hipismo de salto pode ser substituída por uma corrida com obstáculos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias

plugins premium WordPress
WhatsApp chat

Compartilhe esta notícia!

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
X