“Nenhum de nós é tão forte quanto todos nós juntos” Warren Bennis
Este Psicologia em Foco encerrará este ciclo de estudo cujo objetivo é estimular um novo olhar sobre a obesidade e, para finalizar este tema, é de grande valia abordar a importância do apoio àqueles que, movido pela depressão, ansiedade, transtorno de compulsão alimentar, baixa autoestima e demais questões emocionais, encontram-se acima do peso. Como salienta Souza et al (2005), “a obesidade provoca grandes prejuízos na qualidade de vida dos indivíduos e pode alterar a longevidade (Gayoso et al. 1999; Heller & Kerbauy, 2000).
Para modificar esta condição, além do apoio psicológico e do auxílio dos demais profissionais a qual o indivíduo, que se encontra acima do peso, segue em acompanhamento, é essencial que o paciente apresente motivação para esse tratamento e que sua família e amigos, participem desse processo com apoio, incentivos e até mesmo adquirindo hábitos mais saudáveis como uma alimentação mais equilibrada e a prática de exercícios físicos.
Por fim, uma pessoa que manifeste vontade de modificar seus hábitos e adquirir uma melhor qualidade de vida é passível de conseguir, mas quando tem amigos e familiares lutando junto a eles, é bem mais fácil e prazeroso de se alcançar.
Luciana Juarez Rodrigues
Psicóloga e Psicopedagoga
CRP n° 06/78092