A Iniciativa prevê a capacitação de professores do Ensino Fundamental para
utilização de diferentes metodologias pedagógicas em sala de aula, com suporte de
material divertido e acervo de livros
todos os conteúdos. Assim, conseguimos trabalhar habilidades como autoconhecimento, equilíbrio emocional, comunicação, relacionamento, compreensão do mundo, pensamento crítico e engajamento comunitário para o bem comum. Tudo alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, diz.
Claudia explica que, no Baú das Artes, esses conceitos são abordados de maneira lúdica, onde o aluno aprende brincando temas relevantes, divididos em seis macro áreas temáticas. “As atividades envolvem Cidadania e Civismo, Ciência e Tecnologia, Economia, Meio Ambiente, Multiculturalismo e Saúde”, relata. “Dentro desse contexto, cada tarefa proposta pelo professor é uma oportunidade de exercitar a imaginação, a criatividade, a capacidade crítica e o raciocínio lógico, considerando ainda aspectos físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e socioambiental. Ao investir na educação integral de crianças e jovens, o objetivo é ter adultos mais preparados para impactar positivamente a sociedade em um mundo em constante transformação”.
“Para a Novelis, formar os agentes do futuro é uma das prioridades e um compromisso que renovamos ano após ano. A infância é um momento crucial para formar um ser humano íntegro, consciente dos conceitos certos para lidar com si, com o outro e com o planeta, e nós temos o privilégio de colaborar com um projeto que capacita esses profissionais para que eduquem crianças responsáveis, sem deixar de lado a importância do brincar”, destaca Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis América do Sul.
Em Bauru, os professores participarão de quatro encontros de capacitação, sendo dois presenciais e dois virtuais, totalizando 42 horas, com uma abordagem teórica sobre a Aprendizagem Baseada em Projetos e dicas para a utilização dos materiais fornecidos em sala de aula. Além do baú colorido que dá nome à iniciativa, os educadores recebem também um manual, indicando os conhecimentos, valores e competências que cada atividade permite trabalhar e os cruzamentos com os conteúdos curriculares. Completam o material didático seis cadernos de atividades, um por macro área temática da BNCC, disponibilizados digitalmente. Cada caderno traz oito projetos, formando um rico repertório de 48 projetos transdisciplinares.
Em 2023, participam do Baú das Artes em Bauru as escolas municipais Alzira Cardoso, Cônego Aníbal Difrância, Profª. Dirce Boemer Guedes de Azevedo, José Francisco Junior e Nacilda de Campos.
Alinhado aos Objetivos Sustentáveis da ONU Assim como todos os projetos da Evoluir, o Baú das Artes dialoga com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS), um plano de ação para melhorar o mundo em 17 frentes até 2030. Contribui especialmente para o ODS 4, que pretende assegurar a educação inclusiva, equitativa, de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos. Graças a sua proposta transdisciplinar e sistêmica, o programa extrapola a própria temática da
educação, trabalhando conteúdos e projetos articulados com os demais ODS, tais
como Vida Saudável (ODS 3) Igualdade de Gênero (ODS 5), Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11), Consumo e Produção Responsáveis (ODS 12), Ação contra Mudança Global do Clima (ODS 13), entre outros Sobre o Baú das Artes Brincar, criar e aprender. Esse é o propósito do projeto multidisciplinar e interativo Baú das Artes, idealizado e executado pela Evoluir, desde 2012, para levar às crianças e suas comunidades aprendizados de cooperação e sustentabilidade, sempre de maneira lúdica. Todo o conteúdo está organizado a partir das seis macro áreas temáticas da BNCC – Base Nacional Comum Curricular (Cidadania e Civismo, Ciência e Tecnologia, Economia, Meio Ambiente, Multiculturalismo e Saúde). Desde sua criação, mais de mil baús já foram entregues para instituições de todo o país, beneficiando 240 mil alunos de 800 escolas da rede pública, em 77 municípios e 12 estados.
Sobre a Novelis Inc.
A Novelis Inc. é líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio. A Empresa opera em 10 países, conta com aproximadamente 11 mil profissionais e receita de US$ 12.3 bilhões, referente ao ano fiscal de 2019. A Novelis fornece chapas e folhas de alumínio premium para os mercados de transportes, embalagens, construção civil e eletrônicos na América do Norte, Europa, Ásia e América do Sul.
A Companhia é parte do Grupo Aditya Birla, um conglomerado multinacional sediado em Mumbai, na Índia. Para mais informações, acesse novelis.com e nos acompanhe pelo Facebook, em facebook.com/NovelisInc, e pelo Twitter, em twitter.com/Novelis.
Sobre a Novelis América do Sul
No Brasil, a Novelis possui atividades de laminação em Pindamonhangaba e Bauru/SP. A operação local envolve cerca de 1.500 profissionais e alcançou receita de R$ 7,6 bilhões no último ano fiscal. A fábrica de Pindamonhangaba foi inaugurada em 1977 e conta com cerca de 1.100 profissionais. A unidade é considerada um dos maiores complexos de laminação e reciclagem de alumínio do mundo. A Novelis mantém 14 centros de coleta de sucata espalhados pelo país.
Sobre a Evoluir
A Evoluir é uma empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral.
Possui mais de 20 anos de experiência em investimento social privado e auxilia empresas a realizarem suas ações e estratégias sociais de forma segura e eficiente.
Com atuação em âmbito nacional e internacional a empresa atua por meio de prestação de serviços, editais e leis de incentivo à cultura. Acredita na educação como força para transformação e torna esse ideal em realidade por meio de projetos especiais, assessoria pedagógica e produção de conteúdo direcionado. Em todas as suas iniciativas, busca o desenvolvimento de cinco competências necessárias para que indivíduos, organizações e comunidades prosperem em um mundo em rápida transformação.: Mergulhar em si – Autocuidado, equilíbrio emocional e atenção consciente; Voz ativa – Expressar o que penso e sinto com clareza por meio de diferentes linguagens, escuta ativa e empática, saber argumentar; Fluir em equipe – Inteligência interpessoal, aprender em grupo, propósito coletivo; Entender o mundo – Compreender a complexidade, desenvolver o pensamento sistêmico e independente, ter consciência crítica; e Agir consciente – Postura ética, liderança empática, engajamento comunitário e global. Saiba mais: www.evoluir.com.br