O Prêmio Educador Nota 10, maior e mais importante prêmio da Educação Básica Brasileira, divulgou os dez vencedores da edição deste ano. Os premiados foram anunciados durante o programa Encontro com Fátima Bernardes, da TV Globo, na última segunda-feira (20). Entre os escolhidos está a professora de Bauru, Suzi Dornelas e Silva Rocha, da Escola Estadual Professor José Ranieri. Suzi ganha um vale-presente no valor de R$ 15 mil e segue na disputa pelo título de Educador do Ano.
Para trabalhar a Educação Física de forma lúdica com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, Suzi optou por jogos e brincadeiras de matriz africana que levaram a turma a expandir seus conhecimentos e vivências sobre a história e a cultura desse continente, valorizando a identidade afro-brasileira. Múltiplas linguagens – corporal, oral, escrita, audiovisual – foram usadas para descrever de maneira minuciosa as ações dos alunos e da professora ao longo do trabalho.
Cadernos de registros das crianças contêm explicações sobre os jogos, desenhos, uma pequena autobiografia, discussões da classe e informações sobre os países, evidenciando a centralidade dos alunos. Suzi, que é professora-pesquisadora, escreveu um diário de campo e documentou em vídeo as etapas do projeto, com imagens de rodas de conversa, falas individuais, brincadeiras, da preparação e realização do festival Viajando pela Cultura Africana, que envolveu de uma forma inusitada as famílias e a comunidade escolar. O planejamento pedagógico desenvolvido para sua pesquisa resultou em um material com vinte sequências didáticas sobre o tema.
Outros projetos
Além de Suzi, outros nove educadores que desenvolveram experiências pedagógicas de destaque nas escolas em que trabalham foram escolhidos entre quase 4 mil inscritos pela Academia de Selecionadores – composta por grandes especialistas em didáticas específicas, pesquisadores das principais universidades do país, orientadores de graduação e pós-graduação, além de formadores de gestores e de professores em suas respectivas disciplinas. Além de São Paulo, os vencedores representam Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Pernambuco e Rio de Janeiro.
Dos 10 projetos campeões, cinco são trabalhos realizados com alunos do Ensino Fundamental (somando anos finais e iniciais), três com turmas do Ensino Médio, um de gestão e outro com crianças bem pequenas. Já entre as disciplinas, são dois projetos de Língua Portuguesa, um trabalho de gestão escolar e um com crianças bem pequenas. Completam a lista iniciativas de Artes, Educação Física, Filosofia, Matemática, Geografia e Física.
O Prêmio Educador Nota 10 foi criado em 1998 pela Fundação Victor Civita que, desde 2014, realiza a premiação em parceria com Abril, Globo e Fundação Roberto Marinho. O Prêmio reconhece e valoriza professores da Educação Infantil ao Ensino Médio e também coordenadores pedagógicos e gestores escolares de escolas públicas e privadas de todo o país. Ao longo das 22 edições anteriores, foram premiados 281 educadores, entre professores e gestores escolares, que receberam aproximadamente R$ 2,85 milhões em prêmios no total.
O Prêmio Educador Nota 10 tem o patrocínio da Fundação Lemann, SOMOS Educação e BDO e o apoio de Nova Escola, Instituto Rodrigo Mendes e Unicef. Desde 2018, é associado ao Global Teacher Prize, prêmio internacional de educação, realizado pela Fundação Varkey.
*Com informações da Assessoria de Imprensa