Final de ano é um momento de festa, alegria e confraternizações. Não é desta forma, porém, que todos lidam com a data. Solidão, sensação de desemparo e angústia estão entre os sentimentos vividos por uma parcela da população durante esse período. Tanto que a procura por apoio junto ao Centro de Valorização da Vida (CVV) em Bauru aumenta em torno de 20% nesta época.
No mês passado, a entidade local atendeu 1.350 ligações. A expectativa até o final de dezembro é chegar a mais de 1.600 atendimentos, detalha o vice-coordenador do posto do CVV em Bauru, Luiz Antonio Ramos. Para ele, a maioria dos telefonemas é de pessoas que se sentem solitárias e angustiadas.
“Há vários casos em que o indivíduo já não está contente e vê todo mundo comemorando o Natal e Ano Novo, mas muitas vezes ele não tem motivo para comemorar. Isso acaba agravando a tristeza e o sentimento de solidão. Chega no fim de ano e parece que a pessoa tem a obrigação de ser feliz”, diz.
Ramos elenca ainda um cenário em que são observadas situações de perdas intensas, como alguém que esteja enfrentando a morte de um ente querido, o término de um relacionamento ou uma demissão. “Diante disso, a gente procura promover o desabafo da pessoa, porque o CVV entende que falar do problema gera um alívio como forma de seguir em frente e encontrar uma solução para aquela fase ruim”.
EVITAR O PIOR
De acordo com Ramos, o posto da entidade em Bauru conta com 44 voluntários, que acabam evitando até mesmo suicídios, já que em alguns casos a angústia e depressão estão em níveis preocupantes. “Às vezes não tem ninguém para ouvir a pessoa no momento em que ela mais precisa”, comenta.
NÚMERO NOVO
Desde 9 de dezembro, o CVV atende em nível nacional pelo 188, primeiro número sem custo de ligação para prevenção de suicídio que, neste momento, abrange 15 Estados mais o Distrito Federal. Até junho de 2018, o serviço deve estar disponível em todo o Brasil.
Portanto, o atendimento passa, de fato, a ser 24 horas por dia, de segunda a segunda. Antes, o horário em Bauru para telefonemas se restringia ao período das 7h às 23. O site oficial da entidade – https://www.cvv.org.br, que dá acesso ao Skype, Chat e e-mail – segue o mesmo.
CURSO
Luiz Antonio Ramos informa que o CVV de Bauru abrirá, em fevereiro de 2018, vagas para o curso de voluntários. Mais informações pelo e-mail: bauru@cvv.org.br.
Fonte: https://www.jcnet.com.br/Geral/2017/12/procura-por-apoio-do-cvv-aumenta-20-no-fim-do-ano.html