Ícone do site Revista Atenção

Porque 2020 é um bom ano para investir no mercado imobiliário

Equilíbrio da economia e queda da taxa de juros tem ajudado a aquecer a venda de imóveis

No tempo antigo, nossos avós diziam um velho ditado: “quem compra terra, não erra”. Este modo de sabedoria popular se referia ao investimento no mercado imobiliário como sendo uma excelente alternativa para garantir o futuro, deixar um patrimônio para herdeiros e, sobretudo, garantir à família no momento de uma aposentadoria um certo conforto.

Como o pior momento da crise econômica brasileira demonstra já ter passado, a tendência é que a economia em nosso país possa crescer sempre mais, mas muitas pessoas ainda têm um pouco de receio de deixar suas economias nos bancos ou se arriscar em algum outro investimento, por mais de baixo risco que sejam. Lembre-se: ocasiões em que a economia passa por tempos difíceis podem ser justamente aquelas que apresentam as melhores oportunidades.

No pensamento da maioria das pessoas, ter um imóvel sempre é um bom negócio – e isso é verdade mesmo, pois como há um déficit habitacional bastante significativo em nosso país, a tendência é que ano após ano um imóvel adquirido sempre se valorize mais.

Assim sendo, investir em imóveis é sempre uma ótima alternativa para quem deseja realizar um investimento seguro e rentável, especialmente em países como o Brasil, que passou por um longo período de instabilidade econômica, e que tem no mercado imobiliário um alicerce seguro.

Segurança para comprar imóveis em 2020

Quem deseja adquirir terrenos, casas ou apartamentos à venda em Porto Alegre ou qualquer outra cidade brasileira pode se preparar para iniciar suas buscas de imóveis neste último semestre de 2019.

Isto, porque terá tempo hábil para se garantir em face à alta expectativa de que o ano de 2020 inicie aquecido, uma vez que o início de uma nova fase para nossa economia, junto a subsídios do Governo e a competitividade de mercado contribuíram para que os bancos reduzissem as taxas de juros para financiamento.

Caindo as taxas de juros, aumenta consideravelmente a possibilidade de se realizar dívidas com investimentos imobiliários com menos tempo de pagamento ou, ainda, com o valor final de um imóvel reduzido significativamente.

 

O que é necessário para decidir comprar um imóvel?

A compra de um imóvel envolve circunstâncias diversas, sendo uma decisão muito importante. Por essa razão, é recomendável que se faça uma boa análise antes de fazer o investimento. Por isso, o mais importante a um interessado é estudar com atenção a sua localização, pesquisar preços, ver as condições de compra com imobiliárias em Porto Alegre ou em outras cidades brasileiras.

Mesmo que a compra de um imóvel possa parecer um ótimo investimento, é preciso levar em conta uma série de aspectos. Afinal, ao procurar um imóvel deve-se pesquisar bastante para não se arrepender depois.

No caso de quem pretende comprar para alugar, compensa muito mais comprar um apartamento pequeno e que esteja bem localizado para colocar à disposição de locatários, do que adquirir um apartamento grande, que esteja em condições ruins e necessite de algum tipo de reforma.

Motivos para se ter atenção ao comprar um imóvel

Se você busca por terrenos à venda em POA ou algum tipo de imóvel, lembre-se que ele não tem liquidez, ou seja, se precisar vender rápido porque precisa do dinheiro, é um problema. Recorde-se também que você precisará  arcar com as manutenções do espaço, como IPTU, limpeza e pagamento de condomínio, por exemplo – além da documentação para documentar e/ou averbar seu imóvel.

Outro ponto importante é a acessibilidade ao imóvel. Por isso verifique se há boas opções de ruas e avenidas para se chegar ao local desejado. Além do mais, é importante ver o estado de conservação do imóvel, especialmente se precisará de alguma reforma muito significativa, uma vez que algumas obras podem sair um tanto quanto caras, o que pode aumentar significativamente o valor do investimento total realizado.

Agora, se você for verificar a possibilidade de fazer a compra de um terreno, verifique se a área é plana. Se não for, verifique como pretende construir no local, uma vez que provavelmente o terreno em questão precisará passar por uma terraplanagem.

Já se você pretende comprar uma casa em condomínio ou mesmo um apartamento, é sempre bom estar atento à saúde financeira do local. Fique atento: um condomínio com as contas “no vermelho” pode trazer algumas dores de cabeça e acarretar gastos consideráveis, uma vez que faz com que algumas taxas bancárias, de pagamento de funcionários acarretam numa bola de neve, que acaba fazendo com que a taxa de condomínio mensal aumente consideravelmente.

É importante, por fim, se você deseja comprar um imóvel na planta ou recém lançado, que você opte por uma construtora idônea e respeitada no mercado. Pesquise sobre a marca, verifique se ela possui um bom histórico de entrega de empreendimentos e se ela possui uma equipe de corretores de imóveis capacitados.

Como saber se a compra que estou fazendo é um bom negócio?

 

Obviamente, para se fazer um bom negócio no quesito imobiliário, é importante saber que ele pode ser caracterizado por inúmeras variáveis. Afinal, é necessário verificar sempre o valor solicitado em relação ao que está sendo praticado no mercado, o estado geral desse imóvel, se ele é adequado para você morar ou alugar, se ele atende às suas expectativas a médio e longo prazo, se será valorizado, se a região onde está localizado poderá ser melhorado ao longo dos anos, se as formas de pagamento condizem com a sua realidade financeira, etc.

Em linhas gerais, um bom negócio é sempre aquele que pode lhe trazer retorno financeiro, mas também retorno no sentido de qualidade de vida, lazer, oportunidade de conquistar um adendo ao seu patrimônio e tantos outros aspectos! Por essa razão, se você tem a possibilidade de investir em imóveis, não deixe de fazer isso, pois certamente você não irá se arrepender!

Agora que você conheceu um pouco mais sobre as razões para se investir no mercado imobiliário na entrada de 2020, continue acompanhando as notícias que trazemos neste site. Aproveite e compartilhe este post em suas redes sociais, para que mais pessoas possam conhecer sobre as características do mercado imobiliário nacional na atualidade!

Sair da versão mobile