Jogos de tabuleiro fazem parte da metodologia de curso de ginástica cerebral
Jogos de tabuleiro – Mesmo com o grande número de jogos eletrônicos surgindo a todo instante, os jogos de tabuleiro continuam na moda: dados, cartas, roletas e ampulhetas. Sabe por quê? Porque além de divertir, estes jogos contribuem para nossa performance nos relacionamentos amorosos, nos estudos e na carreira.
Os jogos promovem o desenvolvimento de habilidades importantes como atenção, memória, raciocínio, autoconfiança, disciplina e respeito.
Por esta e outras infinitas razões, este recurso antigo faz parte do método de ginástica cerebral do curso SUPERA, franquia com mais de 270 escolas que chegou este ano a todos os estados brasileiros.
O curso usa, além do ábaco, apostilas de exercícios lógicos e dinâmicas criativas, mais de 40 tipos de jogos de tabuleiro, com mediação de neurotrainers que acompanham os alunos no desenvolvimento das estratégias e no controle das emoções nos desafios individuais e nas rodadas em grupo.
Para todos os gostos
Mesmo nos dias de hoje, podemos encontrar jogos de tabuleiro em diversos
formatos e para todas as idades. Os jogos individuais estimulam o raciocínio
lógico, analítico, visuoespacial, coordenação motora, memória de trabalho e
pensamento lateral.
Quando uma pessoa joga sozinha, experimenta um momento de intensa introspecção e exercita seu poder de interpretação e resolução de problemas. Nesse momento, ela tem a possibilidade de criar sistemas analíticos e aplicáveis para a vida.
Já os jogos coletivos simulam situações competitivas e/ou cooperativas, colocando em prática todas as habilidades citadas anteriormente, além do relacionamento interpessoal. Este tipo de jogo gera uma intensa atividade intelectual, porque é necessário flexibilizar seus pensamentos e adaptar suas estratégias a diferentes grupos.
“Quando o aluno joga em sala de aula, podemos observar a estratégia, no que diz respeito a elaboração de jogadas ofensivas e defensivas, além de notar a habilidade de premeditar jogadas e possíveis consequências “, explica Geomacel Carvalho, professor do SUPERA e apaixonado por jogos de tabuleiro.
Ele complementa dizendo que todos os jogos possuem regras que devem ser respeitadas para que o aluno alcance o seu objetivo. Esta dinâmica, por sua vez, possibilita ao aluno potencializar sua versatilidade e a trabalhar com as ferramentas disponíveis. Ele observa as estratégias do outro, aprende a buscar soluções criativas e a traçar planos para ser campeão. Com esta verdadeira ginástica cerebral, podemos melhorar nossa performance em todas as áreas em que atuamos.
Jogos de tabuleiro
O jogo baralho SET, por exemplo, exercita o raciocínio lógico e o pensamento lateral. Com o objetivo de descobrir um conjunto de três cartas (SET) entre as 12 dispostas na mesa, o jogo demanda pensar estrategicamente para vencer. Já o Rummikub promove a análise síntese, memória e raciocínio lógico.
“O Rummikub, um dos jogos que usamos em sala de aula, estimula as inteligências. Ele simula situações da vida real e o jogador pode realizar o que deseja. Brincando no seu espaço, o aluno envolve-se com a fantasia, estabelecendo um gancho entre o inconsciente e o real”, afirma Geomacel.
A ginástica cerebral aumenta a produção de neurotrofinas, espécie de nutrientes do cérebro que aumentam a quantidade e qualidade das sinapses, aumentando a capacidade de processamento do cérebro e produzindo benefícios a curto (desenvolvimento de inteligências) e longo prazo (maiores reservas cognitivas e qualidade de vida).
O SUPERA está chegando na cidade e em fevereiro será a inauguração desta grande novidade. Atualmente, a escola possui uma equipe de professores e funcionários que possuem uma vasta experiência na área, além de oferecer métodos exclusivos e inovadores. Vivianne Cardoso, Doutora e Mestre em Comunicação e integrante da equipe de professores do SUPERA em Bauru, acredita que o método utilizado nas aulas é um instrumento de transformação de vidas, pois trabalha com a singularidade de cada aluno e o desenvolvimento do cérebro. “Fazer parte do SUPERA é um presente para todos nós, educadores, equipe de trabalho e alunos, pois de uma maneira especial, nós crescemos e aprendemos juntos” explica Vivianne. Para Ângelo Valverde, Bacharel em Psicologia e integrante da equipe SUPERA, é uma honra ser educador neste projeto. “O método investe muito no aperfeiçoamento das competências socioemocionais, por meio das ferramentas oferecidas, proporcionando e estimulando o aluno, a despertar sua criatividade, empatia e resiliência. Neste contexto, tanto crianças como adultos exercitam e aprendem a colocar em prática as melhores atitudes e habilidades, respeitando a individualidade de cada um e, ao mesmo tempo, proporcionando uma interação em grupo”, afirma Ângelo Valverde.
Sobre o SUPERA
Criado em 2006, o SUPERA é hoje a maior rede de escola de ginástica para o cérebro do Brasil. Em um ano de operação, entrou para o sistema de franquias e hoje já possui 300 unidades no país. O curso, baseado em uma metodologia exclusiva e inovadora, alia neurociência e educação.
Carvalho Assessoria
Assessoria de imprensa SUPERA
Rodrigo Carvalho – Jornalista – MTB 55734
Mestre em Comunicação e Especialista em Marketing
rodrigo@carvalhoassessoria.com
https://www.facebook.com/CarvalhoAssessoria
Fones: (14) 997141606 / (14) 98216-1030