Ícone do site Revista Atenção

Por que a educação alimentar é a melhor estratégia na perda de peso?

Toda estratégia nutricional deve ser baseada no equilíbrio entre corpo e mente. Nossa alimentação é influenciada por aspectos culturais, sociais, emocionais e fisiológicos e, por isso, a educação alimentar é tão importante.

Diversos fatores apresentam influência na manutenção do peso adequada, de acordo com estudos observacionais e randomizados evidenciados na literatura científica. A área comportamental é o maior desafio no processo de emagrecimento, pois é nela que aprendemos a diferença entre ter uma dieta com tempo determinado e manter um estilo de vida saudável a longo prazo.

Dietas radicais e restritivas devem passar longe de programas relacionados ao emagrecimento por diferentes motivos: não são sustentáveis, causam efeitos colaterais como mau humor e cansaço e, ainda, podem ativar mecanismos compensatórios de compulsão alimentar, sobretudo, nos momentos de “deslize”. A educação alimentar, nesse sentido, traz não só as melhores escolhas alimentares para a rotina, como direciona a relação entre paciente a comida, desencadeando comportamentos equilibrados na hora de comer.

E como começar esse desafio? Com paciência! Paciência para criar o hábito de comer com prazer os alimentos nutritivos que a nossa natureza nos proporciona. Paciência para aprender a variar na culinária e explorar a sua criatividade na hora de cozinhar, evitando uma alimentação monótona. Paciência para, aos poucos, reduzir o consumo de açúcares, gorduras hidrogenadas e produtos com baixa densidade nutricional. Paciência para prestar atenção na hora da refeição, mastigar devagar, sentir o sabor e não se distrair com celular e televisão. Paciência para começar a ver os resultados, não só na balança que, particularmente, não é um bom marcador, mas na sua autoestima com o seu corpo!

O emagrecimento verdadeiro é lento, dinâmico e que deve ser alcançado de acordo com a adequação da sua rotina e necessidades. Procure um profissional nutricionista que te ajude a encontrar a melhor relação com o alimento!

Quanto mais alimentos de origem vegetal refeições, mais nutrientes e fitoquímicos você estará ingerindo! — Foto: Unsplash/Divulgação

Fonte: https://redeglobo.globo.com/sp/tvtem/5-minutos-de-nutricao/noticia/por-que-a-educacao-alimentar-e-a-melhor-estrategia-na-perda-de-peso.ghtml

Sair da versão mobile