Na data de hoje, o Comitê de Contingência da pandemia do Estado de São Paulo definiu que a Região de Bauru, assim como todas as outras regiões que estavam na fase 3-amarela, devem retornar para a fase 2- laranja.
Essa mudança obrigará a aplicação de medidas adicionais de restrição e a mudança de protocolos para o funcionamento das atividades.
Essa medida se faz necessária pela alteração significativa do quadro epidemiológico na região, que ampliou o número de pessoas infectadas e o número de mortes.
Nesta semana, a Prefeitura de Bauru, em conjunto com as demais cidades da região irão definir os novos protocolos para adaptação da fase laranja, que devem passar a valer a partir da próxima segunda-feira, dia 15 de junho.
Vale ressaltar que, de acordo com o Supremo Tribunal Federal, os municípios podem atuar de forma suplementar aos Governos Federal e Estadual, instituindo normas complementares desde que não sejam conflitantes.
Os municípios da Região Administrativa de Bauru continuarão seguindo o Pacto Regional, que está fundamentado pelo Plano São Paulo. O Pacto Regional foi lançado pelo Prefeito Gazzetta no mês passado e inclui 39 cidades da região, que se organizaram para fortalecer as medidas de enfrentamento e cobrar do Governo do Estado mais investimentos na retaguarda hospitalar.
Na última terça-feira, 10 respiradores foram entregues pelo Governo do Estado no Hospital Estadual e outros 40 respiradores devem ser distribuídos nos hospitais públicos da região nos próximos dias.
Outra ação importante é em relação ao Hospital das Clínicas. Aguardado há décadas pela população, o Prefeito Gazzetta vem cobrando, sistematicamente, o Estado para viabilizar sua abertura. O hospital já está equipado e pronto para iniciar o atendimento, o que deve ocorrer nos próximos dias.
A Prefeitura de Bauru também realizou parcerias com a iniciativa privada para a aquisição de equipamentos e insumos. Especificamente quanto à ampliação do número de respiradores, foi obtida a doação de quatro equipamentos novos e o conserto de diversos outros, trazendo relevante melhoria à capacidade das UTIs locais.
A Prefeitura também determinou a contratação de leitos privados, que poderão ser acionados imediatamente em situação emergencial.
Quanto à realização de testes, a prefeitura conseguiu obter algo inédito no Estado, que foi o credenciamento de laboratórios locais para a realização dos exames RT-PCR. A Região de Bauru é uma das poucas do Estado que consegue manter resultados das testagens por RT-PCR disponíveis em até 48 horas.
A Prefeitura de Bauru também investiu na compra de 15 mil testes Antígeno, cuja aquisição permitiu a expansão da testagem aos pacientes com sintomas leves (até então, apenas pacientes graves eram testados).
E também está aplicando testes rápidos IGG-IGM para inventário epidemiológico e para testagem em massa. Inclusive neste sábado dia 13, haverá um drive thru no sambódromo municipal.
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Bauru