Bauruense assume a presidência de comissão infantojuvenil da Organização Internacional de Folclore e Artes Populares
Cheio de entusiasmo e sonhos, o que se espera de um adolescente de 13 anos, o bauruense Pedro Motta Popoff – mais conhecido como Pedro do Cordel – acaba de assumir um compromisso um tanto quanto diferente de outros meninos da mesma idade.
Apaixonado e incentivador da disseminação da cultura nordestina, o garoto foi convidado por Clerton Vieira, presidente da Organização Internacional de Folclore e Artes Populares (IOV), Secção Brasil, para presidir a comissão infantojuvenil da entidade.
“Ele entrou em contato e achamos que iria me convidar para participar da IOV, mas o convite era para que eu presidisse a comissão. Foi uma surpresa”, diz. “Estou muito feliz de estar entrando nisso, porque não é uma coisa só para mim, mas vou conseguir catalogar outras crianças”, completa Pedro.
Pioneira no mundo, a comissão infantojuvenil da IOV é voltada para crianças e jovens de 7 a 14 anos, que atuam em apresentações artísticas em suas comunidades.
Além dela, a organização conta com mais outras quatro comissões no Brasil: Comissão acadêmica Pedagógica; Comissão de Festivais e práticas; Comissão de comunicação e publicações e Comissão Jovem. “Para me ajudar, eu conto com a coordenadora pedagógica Marlei Sigrist, de Campo Grande”, destaca.
OBJETIVO
A organização – que em breve completa 40 anos – tem como uma de suas missões proteger, preservar e promover todas as formas de arte popular e cultura folclórica com o objetivo de criar elos e mostrar a cultura de cada País.
“Eles fazem o resgate da cultura folclórica e a levam para todo quanto é lado, para as pessoas conhecerem. A partir do momento que você conhece, cria-se uma empatia com aquilo”, salienta Pedro.
Na IOV Secção Brasil, Pedro do Cordel já tem sua primeira agenda oficial que será a participação na reunião de planejamento do I Encontro IOV mundial das Comissões, realizada em fevereiro de 2020, no Brasil.
“A cultura não é tão valorizada como deveria ser e acaba não dando voz a quem precisa. Espero que, com essa comissão, nós tenhamos o poder de despertar os artistas mirins para dar uma visibilidade maior e apresentar para o mundo o que é produzido aqui no Brasil”, diz.
ENTUSIASTA
Mesmo com as novas atividades, Pedro não pretende deixar de se empenhar para o projeto que mantém desde os seus 8 anos.
“Com a presidência no IOV, espero que o projeto ‘Brincando de Cordel’ tenha mais apoio de políticas públicas e que valorizem, ainda mais, a cultura de Bauru e região”, conclui.
O projeto que há cinco anos percorre instituições de ensino com objetivo de despertar o gosto pela leitura nas crianças e contar um pouco da história do cangaço e de Lampião.
SERVIÇO
Contatos com Pedro do Cordel para shows e informações sobre a IOV podem ser feitos pelo Facebook, além do site oficial www.pedropopoff.com.br, producao@pedropopoff.com.br e WhatsAppp (14) 99731-5676.