Por Nelson Itaberá, jornalista
Município autoriza COM Engenharia a refazer estrutura do soprador, tema que está em discussão judicial na Vara da Fazenda Pública de Bauru
A Prefeitura de Bauru emitiu autorização para que a COM Engenharia refaça a estrutura do soprador no canteiro de obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), do Distrito Industrial. Mas a empresa não retomou o serviço, até a noite da segunda-feira (29/07). Uma audiência marcada em caráter de urgência pela juíza Elaine Cristina Storino Leoni, para às 14 horas desta terça-feira (30/07), vai reunir empreiteira e Prefeitura para tentar buscar solução para o impasse.
A COM Engenharia ingressou com ação judicial contra a Prefeitura, junto à Vara da Fazenda Pública de Bauru, com pedido de liminar. Em ação preparatória (cautelar), a empresa alegou que teria de ser autorizada a refazer o serviço.
A audiência judicial marcada para esta terça-feira (30/07), às 14 horas, havia sido cancelada. A Prefeitura informou no processo que emitiu a autorização exatamente para o pedido da empreiteira, a audiência foi cancelada. A empreiteira está sendo intimada a se manifestar sobre a situação. Mas a juíza quer ouvir as partes, em audiência, em função da urgência. Assim, ela redesignou o encontro para esta terça.
A COM Engenharia foi ao Judiciário para reclamar que é preciso refazer a base onde será instalado o soprador, um equipamento importado da China e que está em trânsito marítimo desde 26 de junho passado. Ocorre que quem comprou o equipamento de R$ 7 milhões foi a empreiteira. E, conforme manifestação da Prefeitura na ação, a empresa é quem instalou as bases em dimensões diferentes do equipamento.
A obra da ETE do Distrito Industrial é a maior na área de saneamento do Interior do País. O canteiro acumula atrasos e aditivos com prorrogação de prazos e valores. No bastidor, não há engenheiro que aposte na entrega da ETE até o final do próximo ano, quando se encerra a gestão de Clodoaldo Gazzetta (PSD) como prefeito de Bauru.