O coronavírus já está em todos os lugares. Se torna quase impossível evitar as informações sobre esse novo problema que toma conta das notícias e da rotina de todo mundo. Além dos cuidados que devemos ter com a limpeza das mãos, usando sabonete e álcool em gel, e ficar em casa, também precisamos manter uma boa higiene bucal. Para entender melhor a importância desse cuidado com os dentes, o Sorrisologia entrevistou a dentista Ana Araújo.
O que é o coronavírus? Como ele pode ser transmitido?
De acordo com a profissional, o COVID-19, também conhecido como coronavírus, é de uma família de vírus que causam infecções respiratórias com sintomas semelhantes à gripe. “Seus principais sintomas são tosse, febre e, em casos mais graves, pneumonia”, alertou. O contágio da doença acontece através de pessoas infectadas que transmitem o vírus pela tosse, espirro, coriza e gotículas de saliva.
Além de lavar as mãos: inclua a higiene bucal nos cuidados da quarentena
Além dos cuidados que devemos ter em lavar as mãos e evitar aglomerações, a dentista Ana Araújo explica que a higiene bucal é essencial para evitar a contaminação do vírus. “Manter o uso correto do fio dental e da escova de dentes após o café da manhã, almoço e antes de dormir, evita problemas como cáries, tártaro e sangramento da gengiva, entre outros”.
Como a higiene bucal pode evitar a contaminação do coronavírus?
Mesmo em quarentena, não podemos descuidar dos hábitos de higiene bucal, uma vez que a boca é uma das principais vias de contágio do coronavírus. “Quando a higiene da cavidade bucal está adequada, as bactérias não são levadas aos demais órgãos do corpo, afastando os riscos de contágio”, revelou a profissional.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Ana Araújo – Especialista em prótese dental/ dentística restauradora/ odontologia do trabalho
Rio de Janeiro – RJ
CRO-RJ: 19.220