Nunca plantou, nem sabe cultivar? A hora é agora!

0
88

A 13ª CEAGESP em Flor é o ponto de partida ideal para novos jardineiros em busca de opções acessíveis e variadas para todos os ambientes

 

 

Para muitas pessoas, o cultivo de plantas pode parecer um desafio. Mas a 13ª edição da CEAGESP em Flor, que acontece nos dias 25, 26 e 27 de outubro em Bauru, desmistifica o processo de jardinagem e mostra que começar é mais fácil e acessível do que parece. O evento é uma tradição que celebra a primavera trazendo da estação mais florida do ano e, também, orientação para aqueles que pretendem mergulhar no mundo do cultivo ou aprimorar suas técnicas.

E as vantagens são muitas. A evolução de quatro décadas de um estudo em Harvard que cunhou o termo “biofilia” – em uma revisão mais atual, em 2019 – aponta que nos dias atuais é cada vez mais necessário para o ser humano estar conectado à natureza, como sugere o termo, para equilibrar a saúde mental e também a qualidade do ambiente. Esse movimento é endossado por outro estudo, de uma empresa especializada em fertilizantes, que aponta um crescente interesse do brasileiro em cultivar. As queridinhas são as flores, que são a preferência de 83% dos entrevistados. Frutíferas vêm na sequência, com 74% das intenções e a fila é puxada por hortaliças (66%), folhagens (58%) e suculentas (55%).

Seja pelo poder de cura do ponto de vista terapêutico ou como simples hobby para ver o tempo passar e apreciar a vida em um canto da casa ou do jardim, plantar é um hábito que não faz distinção, nem exige qualquer habilidade nata. Exige gosto e comprometimento com os cuidados básicos que a espécie requer.

“A CEAGESP em Flor é o lugar ideal para quem quer começar a plantar. Quem visita a tradicional feira das flores encontra uma infinidade de plantas, flores e hortaliças, além de acessórios que vão do básico ao sofisticado. Mas o grande diferencial é a consultoria gratuita com nossos especialistas da feira, que estão prontos para orientar desde a escolha das plantas até os cuidados diários de poda, rega e adubação”, afirma Ivan Scromov, gerente da CEAGESP Bauru.

 

Agora que você já sabe que não é necessário ser um expert para cultivar o seu próprio jardim, confira algumas dicas para começar:

 

 

  1. Escolha o ambiente ideal

Antes de adquirir sua planta, é importante pensar no local onde ela será colocada. Ambientes internos, por exemplo, precisam de espécies que aceitem menos luz, enquanto espaços externos e ensolarados requerem plantas que resistam bem ao sol.

 

  1. O que plantar?

Se a ideia é cultivar dentro de casa, algumas opções recomendadas são a espada-de-são-jorge e a zamioculca, que se adaptam bem a ambientes com pouca luminosidade. Mas para quem tem um espaço com bastante luz solar direta, os cactos, suculentas e a lavanda são ótimas escolhas e exigem pouca manutenção.

 

  1. Tudo num só lugar

Um dos grandes atrativos da feira é a possibilidade de encontrar tudo que você precisa para começar a cultivar: vasos, substratos, adubos, ferramentas para poda e rega, além de itens mais específicos para quem já tem um jardim em casa. É um hobby que cabe no bolso, podendo ser praticado com simplicidade ou com um toque de sofisticação, dependendo do que o visitante busca.

 

  1. Consultoria gratuita com especialistas

Qual a quantidade certa de água? Como adubar na época certa? Qual o substrato ideal? Para estas e muitas outras dúvidas, os lojistas estarão à disposição do público para oferecer dicas sobre o cultivo de diferentes espécies.

 

  1. E depois?

Calma, você não está sozinho e este universo dos aficionados pela botânica é imenso. Para continuar cuidando de uma plantinha ou evoluir no projeto de ser um “dedo verde”, busque tutoriais na internet. Há muitos vídeos e textos disponíveis, até lives com especialistas nas redes sociais. E tudo de graça.

 

Serviço

‎13ª CEAGESP em Flor

Local: CEAGESP – Avenida Nações Unidas, 50-98 – bairro ‎Presidente Geisel

Dias e horários: 25 e 26, das 9h às 20h e, dia 27, das 9h às 14h‎

Entrada e estacionamento gratuitos

 

Deixe uma resposta