Das 11 vagas abertas no programa Mais Médicos em Bauru, nove profissionais já se apresentaram. A informação foi dada na noite dessa terça-feira (27) ao JC pelo prefeito Clodoaldo Gazzetta. Esses médicos, a maioria recém-formada, vão assumir as vagas deixadas pelos cubanos nas unidades básicas de saúde (UBS) da cidade.
Gazzetta afirma que 11 médicos se inscreveram, preenchendo, assim, o total de vagas existentes. Desses, nove já fizeram contato com a prefeitura e, no momento, providenciam a documentação. Eles vão se apresentar na próxima segunda-feira (3) para reconhecimento e orientações gerais. Em seguida, começam a trabalhar. Os atendimentos estão previstos para começar até, no máximo, no próximo dia 10.
“Eles farão um curso de capacitação, o que é normal. A prefeitura sempre faz isso. É um processo de conhecimento da rede de saúde, de conversa com o conselho, com os médicos que já estão atuando. Efetivamente, no dia 7 ou 10, assumem seus postos nas unidades definidas entre o Mais Médicos e a Secretaria da Saúde”, explica Gazzetta.
Já os outros dois profissionais que se inscreveram ainda são aguardados a se apresentaram na administração municipal.
DESFALQUE
Desde o dia 21 de novembro, os postos de saúde no município e do Distrito de Tibiriçá estão desfalcados, após a saída dos médicos cubanos, chamados de volta a seu País.
Em todo o Brasil, foram disponibilizadas 8.517 vagas para médicos brasileiros ou que possuem CRM (registro emitido após inscrição do médico no Conselho Regional de Medicina).
Na segunda-feira, o Ministério da Saúde informou que 97,2% do total de vagas oferecidas pelo novo edital do programa Mais Médicos foram ocupadas.
Fonte: https://m.jcnet.com.br/Politica/2018/11/nove-medicos-se-apresentam.html?utm_source=Whatsapp&utm_medium=referral&utm_campaign=Share-Whatsapp