Revista Atenção

Nova Yamaha VMAX 2020, o lado escuro mais escuro de Iwata

Nascida em 1985, a Yamaha VMAX é hoje um verdadeiro ícone no mundo das duas rodas devido à sua configuração arriscada. Atsushi Ichijo, pai desta fera, optou por uma máquina movida por um impressionante motor V4 de 1197 cc, que entregou uma quantidade considerável de 145 cv, o suficiente para lançar esta muscle-bike até aos 240 km/h.

23 anos após o seu nascimento, em 2008, a Yamaha aventurou-se a lançar uma VMAX completamente renovada até ao último parafuso, mantendo o seu espírito hooligan intacto ao mesmo tempo que lhe conferia uma dose significativa de potência e desempenho. O motor, fiel à configuração V4, cresceu para 1679 cc, e atingiu os 200 cv de potência, tudo isto sem qualquer tipo de controle eletrónico que nada mais fez do que aumentar a lenda da VMAX devido ao seu caráter e desempenho próximo de uma superbike.

Yamaha-VMAX-Concept-3

Agora que já se passou mais de uma década desde a sua última atualização, e sabendo que todas as marcas vão colocar a sua carne no assador em 2020 com novos modelos resultantes da entrada do regulamento Euro5, rumores indicam que a Yamaha tem na sua incubadora uma nova geração da VMAX com mais potência, que se pode estrear no próximo ano, muito mais tecnologia e, acima de tudo, uma imagem muito mais agressiva e de cor preta.

O designer Jakusa Design utilizou a antiga VMAX como base misturando com a MT-10 para resultar num verdadeiro monstro japonês.

Esta Yamaha VMAX 2020 Concept demonstra o que a Yamaha poderá conseguir para manter o trono dentro do segmento de grandes muscle bikes onde modelos como a Ducati Diavel ou a recentemente apresentada Triumph Rocket 3 cada vez tem um número maior de seguidores.

Podemos imaginar algo assim com um motor de 200 cavalos de potência, ajudas eletrónicas em todos os lugares e um preço não superior a 20.000€? Algo nos diz que muitas VMAXs seriam vistas na estrada.

Fonte: https://motorcycleonline.info/?p=22838

Sair da versão mobile