Parte dos moradores da região alega que o portal atrapalha o tráfego; outra defende sua importância para a sinalização do bairro
Por iniciativa do vereador Natalino da Silva (PV), está no ar, no site da Câmara Municipal de Bauru, nova edição da Consulta Pública Digital, com a seguinte pergunta: “A Prefeitura Municipal deve fazer a retirada do portal de entrada da Quinta da Bela Olinda?”.
Os cidadãos e cidadãs podem responder “Sim” ou “Não”, além de elaborar suas contribuições em texto.
Para isso, é necessário apenas o preenchimento de rápido formulário de cadastro.
Caso o munícipe já tenha participado da primeira consulta, basta logar no sistema com o CPF e a senha registrada.
Entenda
O bairro Quinta da Bela Olinda surgiu a partir de um empreendimento imobiliário privado, que não foi concluído. Por isso, em razão de pendências judiciais, passou décadas impedido de receber obras públicas de infraestrutura.
Atualmente, com a possibilidade de investimentos da Prefeitura de Bauru, vieram à tona discussões sobre um dos pontos mais controversos relacionados à região: o portal da entrada da Quinta.
A obra está situada à rua Bertholdo do Carmo, principal via que faz a interligação entre os bairros da Zona Norte da Zona Leste da cidade, além de receber o fluxo de veículos e caminhões que segue para o Distrito Industrial 4.
Parte dos moradores da região e usuários da via entende que referido portal atrapalha o trânsito. Por outro lado, outros alegam se tratar de importante dispositivo de sinalização do bairro.
“Isso já foi discutido inclusive em Audiência Pública promovida pela Prefeitura. Como há posicionamentos divergentes, entendemos por bem recorrer a esse importante instrumento de participação para ouvir a população”, explica o vereador Natalino.
Até 26 de setembro
A Consulta Pública sobre o portal da Quina da Bela Olinda ficará disponível por 15 dias. As contribuições podem ser registradas até as 23h59 do dia 26 de setembro.
Depois, as participações serão consolidadas por uma comissão formada por servidores de carreira da Câmara Municipal de Bauru.
Quando esta etapa do trabalho for concluída, o relatório com o resultado das participações e a estratificação dos usuários por sexo, escolaridade, faixa etária e bairro onde moram será disponibilizado no Portal da Casa.