Revista Atenção

NOS PACIENTES DIABÉTICOS AS FERIDAS CRÔNICAS LOCALIZADAS NOS PÉS ASSOCIAM-SE A UM ELEVADO RISCO DE AMPUTAÇÃO | Prof. Dr. Ricardo Cardenuto Ferreira

A perda na sensibilidade protetora dos pés frequentemente ocorre nos pacientes com diagnóstico de diabetes há mais de 10 anos.
Elas são causadas pelo comprometimento na função dos nervos devido a intoxicação por substâncias acumuladas na circulação sanguínea em decorrência do excesso de glicose.
Na sua fase tardia a chamada NEUROPATIA PERIFÉRICA chega a provocar completa anestesia nos pés, o que impede o paciente de perceber a presença de feridas (úlceras) provocadas por compressão local da pele em contato com calçados apertados, ou outros agentes mecânicos.
Se não diagnosticadas e devidamente tratadas, as feridas plantares nos pés insensíveis dos pacientes diabéticos tendem a aumentar seu diâmetro e se aprofundar cada vez mais, atingindo tendões, ligamentos, ossos e articulações do pé.
Como a pele tem importante função protetora, impedindo a invasão do corpo principalmente pelas bactérias do meio ambiente, no local das feridas não há defesa suficiente e, dessa maneira, as úlceras tornam-se focos contaminados sujeitos a sofrer invasão de agentes infectantes a qualquer momento.
Uma vez que a ferida nos pés se infecciona a situação torna-se dramática uma vez que, dependendo da profundidade da úlcera, as bactérias têm seu caminho facilitado para atingir ossos e articulações, causando artrite infecciosa e osteomielite.
Infecções profundas nos pés dos pacientes diabéticos constituem a principal causa que conduz a amputação da extremidade. Por isso, a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento eficaz das úlceras nos pés é fundamental para diminuir o risco de infecção (osteomielite), gangrena infecciosa e amputação.

Dr. Ricardo Cardenuto Ferreira
Médico Ortopedista Especializado em Pé e Tornozelo

_______________________________________________________________________

O Prof. Dr. Ricardo Cardenuto Ferreira é médico ortopedista especializado no tratamento de doenças do pé e tornozelo em recém-nascidos, crianças, adolescentes, jovens e idodos. Formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo em 1987, fez toda sua trajetória educacional e acadêmica nesta mesma instituição.

_________________________________________________________________

Em associação com a Rede One Care de assistência médica, o Prof. Dr. Ricardo Cardenuto está atendendo consultas ambulatoriais agendadas no complexo localizado na Rua Ruy Mendes de Rosis, 1-125 – Jardim Infante Dom Henrique, Bauru – SP – Telefone: 55 14 3042-1234 – A localização é bem próxima ao Bauru Shopping e o prédio tem estacionamento próprio no local.

________________________________________________________

É possível fazer o agendamento das consultas utilizando o número do WhatsApp (55) (14) 99143-9798. Também é possível falar diretamente com os atendentes na recepção do prédio onde é feito o atendimento ambulatorial pelo telefone ou WhatsApp (55) (14) 99119-3379.

________________________________________________________________

O Prof. Dr. Ricardo Cardenuto atende semanalmente em São Paulo no Centro de Cirurgia Reconstrutiva Avançada do Pé e Tornozelo, localizado na Rua Barata Ribeiro, 380 – sexto andar – conjunto 64 – Bairro da Bela Vista – CEP 01308-000 – SP, localizado ao lado do Hospital Sírio Libanês. Telefones para contato: (55) (11) 3214-5334 e (55) (11) 98385-1600 (WhatsApp). e-mail: ricardocardenuto@gmail.com

Sair da versão mobile