Ícone do site Revista Atenção

No MP: vereadores discutem estratégias para impedir novas indenizações contra o município

28/06/2019 – Regulamentação da “transferência do direito de construir” é ação elencada como prioritária – inclusive, na tentativa de negociar junto proprietários que já venceram ações judiciais, com mediação da Promotoria

Presidente da Casa, José Roberto Segalla compôs a mesa da reunião

  Vereadores participaram, nesta sexta-feira (28/06), de encontro promovido pelo Ministério Público em Bauru, que reuniu representantes do Poder Executivo Municipal, pesquisadores e entidades da sociedade civil organizada. O objetivo foi discutir alternativas para evitar novas condenações judiciais sobre a Prefeitura, em decorrência de pedidos de indenização por proprietários de áreas ambientalmente protegidas e com restrições de uso.

  Um grupo de trabalho foi formado. Em curto prazo, a ideia é encontrar soluções para os casos que já resultaram em passivos e são, inclusive, objeto de apuração da CEI dos Precatórios na Câmara.

  Para a área da “Floresta Urbana”, por exemplo, o caminho apontado é a regulamentação no Plano Diretor Participativo do instrumento urbanístico denominado “transferência do direito de construir” – já explanado à Comissão de Meio Ambiente da Casa de Leis pelo professor da Unesp José Xaides. Leia mais

  Além de impedir casos futuros, a partir desses encaminhamentos, o Ministério Público sinalizou que pode, inclusive, mediar negociações entre o poder público e os proprietários de áreas que já conquistaram o direito a indenizações.

  Presidente da Câmara Municipal, José Roberto Segalla (DEM) parabenizou a Promotoria pela iniciativa, que, em sua avaliação, busca corrigir erros e omissões da sociedade. Ele colocou a Casa de Leis à disposição para colaborar na concretização das propostas.

  A reunião foi conduzida pelos promotores Henrique Varonez (Urbanismo) e Fernando Masseli Helene (Cidadania). Pelo Legislativo, também participaram Sandro Bussola (PDT), Coronel Meira (PSB), Chiara Ranieri (DEM), Natalino da Silva (PV), Roger Barude (PPS) e Telma Gobbi (SD), além de assessores dos parlamentares Fábio Manfrinato (PP) e Mané Losila (PDT).

  Pelo Poder Executivo, estiveram os secretários Antônio Carlos Garms (Negócios Jurídicos), Letícia Kirchner (Planejamento) e Sidnei Rodrigues (Meio Ambiente), além da procuradora-geral, Alcimar Maziero.

Vereadores Roger Barude, Sandro Bussola, Telma Gobbi, Chiara Ranieri e Coronel Meira

Vereador Natalino da Silva

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Câmara Municipal de Bauru

Sair da versão mobile