O Night Biker’s, que começou como uma simples reunião de amigos para um passeio de bicicleta depois do expediente, ganhou novos adeptos com o passar do tempo e, após 26 anos de história, transformou-se em uma grande família, onde os membros, homens e mulheres, têm em comum a paixão por pedalar.
O idealizador do grupo, o comerciante Edenilson Rogério Veríssimo, o “Dê”, de 45 anos, conta que os passeios começaram em novembro de 1991 e, desde então, são realizados todas as quartas-feiras, a partir das 19h30, com saída da quadra 20 da rua Gustavo Maciel.
Ele faz o convite para que outros amantes do esporte se unam ao grupo e ressalta que a única exigência do Night Biker’s é o uso de equipamentos de segurança.
“Como todo mundo trabalhava, não tinha um dia da semana que a gente conseguia pedalar durante o dia. Aí a gente montou esse grupo noturno, que é o mais antigo de Bauru”, explica. As voltas semanais, de aproximadamente 15 quilômetros, duram pouco mais de uma hora.
Cada dia os ciclistas percorrem uma região de Bauru. Desde a criação do Night Biker’s, Dê calcula que 1.353 passeios já tenham sido feitos. Mas a agenda do grupo não inclui apenas rolês de bicicleta. Fora da quarta-feira “sagrada”, eles organizam festas, churrascos e viagens.
“A gente tem um grupo bem unido”, revela. “Nós fizemos uma viagem recentemente com mais da metade do grupo no Circuito Lagamar, em Ilha Comprida. É um Circuito de Cicloturismo. Pedalamos em três dias 190 quilômetros”.
O membro mais novo do Night Biker’s tem dez anos e, o mais experiente, 84 anos.
PAIXÃO ANTIGA
Dê conta que a sua paixão por bicicletas é antiga. “Eu não tive bicicleta na infância. Com dez anos, eu limpava uma calçada, limpava uma horta, buscava esterco no pasto e, fazendo esses biquinhos, eu arrumei um dinheiro, meu pai me ajudou, e eu comprei uma bicicleta usada”, lembra.
“Quando montei na bicicleta, nunca mais desci e nunca mais parei. Acabou virando meu lado profissional, de diversão, de terapia e meu meio de transporte. Esse ano completa vinte anos que viajo de bicicleta. Já percorri o Brasil e o Mercosul, no total de 20 mil quilômetros. A bicicleta é tudo na minha vida”.
Fonte: https://www.jcnet.com.br/Geral/2017/12/night-bikers-de-bauru-completa-26-anos-de-uniao-e-amor-ao-pedal.html