O comércio central e os shoppings de Bauru registraram fluxo intenso de pessoas na última semana e, nessa terça-feira (26), o movimento continuou acima do normal. Com a reabertura das portas dos estabelecimentos, muitos consumidores aproveitaram para trocar os presentes que não serviram ou não agradaram como o esperado.
Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que representa cerca de 700 lojas, a temporada de trocas deve seguir até o final da semana, momento em que os comerciantes têm a oportunidade de fazer novas vendas e até mesmo conquistar novos clientes. Foi o que ocorreu nessa terça (26), inclusive, em uma loja de calçados do Calçadão da Batista.
Presenteada pela mãe com um par de chinelos, a dona de casa Kaliany de Oliveira, 21 anos, precisou trocar o calçado, que ficou apertado em seus pés inchados em decorrência da gravidez de seis meses. “Eu tinha amado o presente, mas, quando cheguei na loja, acabei encontrando um modelo que gostei mais”, comenta.
Enquanto escolhia os chinelos, a mãe, Cássia Bernardes, 43 anos, que a acompanhava, decidiu levar uma sandália para compor o look do Réveillon. “Vou passar o Ano Novo em Garça com a família. Vamos nos reunir e fazer um churrasco, então resolvi me dar este presente para comemorar a chegada de 2018”, conta.
A roupeira clínica Rosemeire Florentino, 43 anos, também aproveitou o dia de folga, nessa terça (26), para trocar os presentes que não serviram nos filhos Wanderson Luiz da Costa, 15 anos, e Andrey Luiz da Costa, 4 anos. Enquanto o mais velho precisou substituir uma camiseta e um short por números maiores, o conjunto ganhado pelo caçula foi trocado por peças menores.
“Foram presentes dados por parentes e acontece, vez ou outra, de não dar certo. Mas eles gostaram das escolhas, então é mais tranquilo para trocar, apesar de o comércio estar cheio”, conta a mãe.
FIDELIZAR O CLIENTE
Não há lei que obrigue as lojas a substituir produtos sem defeito, mas, de maneira geral, elas costumam assumir este compromisso com os clientes, oferecendo prazo de até sete dias para as trocas. Mas algumas, como é o caso de uma loja de calçados na Batista, pode estender o período por mais de 30 dias. “E, se o consumidor for trocar por um outro modelo e o produto for um pouco mais caro, dependendo do valor, não cobramos a diferença. Ou, então, temos a opção de parcelar em até dez vezes, independentemente do valor da parcela”, esclarece o gerente Márcio Aurélio Serafinelli Aippe.
Com o objetivo de atrair ainda mais clientes neste período pós-festas, o estabelecimento passou a oferecer, desde essa terça (26), 20% de desconto em todos os produtos. “O segredo é tratar bem o cliente, que, muitas vezes, está entrando pela primeira vez na loja e pode, mais do que fazer outras compras naquele momento, voltar outras vezes. É uma situação que acontece muito”, complementa o presidente da CDL, Aldemiro José Alves.
BALANÇO
De acordo com ele, as trocas devem seguir o mesmo ritmo das vendas registradas neste Natal. Apesar de números oficiais ainda não terem sido divulgados, ele acredita que o faturamento do comércio foi 5% superior ao final do ano passado. “É um índice que estava dentro das nossas expectativas. Certamente, este foi o melhor Natal para o comércio nos últimos anos, o que nos dá sinais de que a crise do País está sendo superada”, avalia.
No Bauru Shopping, o resultado oficial das vendas deve ser divulgado nas próximas semanas, mas o coordenador de marketing Daniel Lima adianta que somente o fluxo de veículos no empreendimento registrou alta de quase 9% neste dezembro. “Na última semana, tivemos movimentação intensa de consumidores e, em alguns dias, houve lojas que bateram seus próprios recordes de vendas. O resultado foi bem positivo”.
Além da melhoria do cenário econômico – de queda da inflação e redução da taxa básica de juros, ele atribuiu o ganho de desempenho ao investimento feito na infraestrutura do Bauru Shopping e à abertura de novas lojas ao longo do último ano.
Superintendente do Boulevard Shopping Bauru, Marcelo Manton também destaca as novas unidades que entraram em operação, avaliando como positiva as vendas na data considerada a mais importante do ano para o comércio.
“E continuamos empenhados em proporcionar a melhor experiência para os clientes, investidores, consumidores, lojistas e colaboradores. Esse é nosso principal objetivo: fazer com que a população se sinta bem no centro de convivência”, completa.
Procon orienta sobre direitos dos consumidores
Embora nem todo mundo saiba, a troca de produtos comprados em lojas físicas, sem defeito, não é obrigatória. Mas, como forma de estabelecer uma política de boa relação com o consumidor, a maioria dos comerciantes se compromete a fazer a substituição dos produtos, quando o problema é o tamanho, cor ou modelo que não agradou o presenteado.
Neste caso, segundo o Procon-SP, as regras devem ser informadas no momento da compra e estar descritas na etiqueta do produto, nota fiscal ou cartaz visível na loja. Porém, quando o produto apresenta algum defeito, a troca ou reparo deve ser feita no prazo de 30 dias, a partir da reclamação.
Já quando se trata de produtos essenciais, como geladeira e fogão, por exemplo, a solução para o problema deve ser imediata, alerta o Procon-SP. Quando a compra é feita pela Internet, telefone ou catálogo, independentemente do motivo, o consumidor pode desistir da compra até sete dias após o recebimento do produto, com garantia de devolução integral dos valores pagos.
Sorteios
A campanha promocional de Natal do Boulevard Shopping Bauru vai premiar hoje, às 18h, um sortudo cliente com um apartamento decorado localizado no Jardim Panorama. O condomínio possui academia, piscina, salão de jogos, salão de festas, churrasqueira e sauna. Já o Bauru Shopping sorteará, no dia 8 de janeiro, um BMW, modelo 320i Sport, com valor de mercado de R$ 165 mil. O sortudo também levará para casa um minicarro elétrico conversível. Até o dia 7, as trocas de cupons podem ser feitas diariamente no terceiro piso, das 12h às 21h. |