No acumulado de janeiro a julho, o aeroporto também registrou novo recorde e atingiu o melhor fluxo de passageiros da história do terminal em sete meses.
O fluxo de passageiros no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), registrou o melhor mês da história em julho. De acordo com a concessionária Aeroportos Brasil, que administra a estrutura, passaram pelo terminal durante o mês 995,5 mil pessoas, número mais alto desde o início da concessão, em 2012. Antes, a movimentação recorde havia sido em janeiro e julho de 2015, com 978,3 mil e 955,6 mil, respectivamente.
No acumulado de janeiro a julho, o aeroporto também registrou novo recorde e atingiu o melhor fluxo de passageiros da história do terminal em sete meses, com 6.149.182 pessoas em circulação, superando os 6.125.964 do mesmo período de 2015, que ainda é o melhor ano da história da concessão de Viracopos.
A alta neste ano evidencia o início da reação de Viracopos depois de passar pela pior crise desde o início da privatização. Apesar da retomada de passageiros, o aeroporto está em recuperação judicial e a concessionária estuda a venda das ações.
Em comparação com o mesmo período do ano passado, o aumento foi de 18%, já que, no primeiro semestre de 2018, passaram por Viracopos 5,2 milhões de pessoas. A justificativa da concessionária para o aumento na movimentação de passageiros é as novas rotas internacionais. Atualmente, Viracopos tem voos para Orlando, Fort Lauderdale, Lisboa, Paris Buenos Aires, Bariloche e Porto.
Passageiros internacionais
O fluxo de passageiros internacionais em Viracopos também foi o melhor da história da concessão de janeiro a julho, com 542,2 mil turistas com partidas ou chegadas de outros países.
O número ainda é 42% superior ao registrado nos sete meses de 2018, quando o terminal já havia fechado com recorde na circulação de passageiros internacionais.