Messi, Cristiano Ronaldo e Van Dijk são os finalistas do prêmio de melhor do mundo Fifa The Best

0
936

Alisson e Ederson concorrem na categoria de goleiros com Ter Stegen, mas Tite e Matheus Cunha ficam fora da disputa entre os técnicos e do Puskàs, respectivamente

A Fifa anunciou na manhã desta segunda-feira os três finalistas dos prêmios The Best, de melhor do mundo na temporada 2018/19. Entre os jogadores, concorrem o argentino Messi, do Barcelona o português Cristiano Ronaldo, da Juventus, ambos vencedores do troféu cinco vezes cada um, e o zagueiro holandês Van Dijk, do Liverpool, ganhador na eleição da Uefa na sexta-feira passada. Dois brasileiros da Seleção estão na disputa de goleiros: Alisson, do Liverpool, indicado com destaque da posição na Europa, e Ederson do Manchester City, dividem votos com o alemão Ter Stegen, do Barcelona.

Messi também concorre no Prêmio Puskàs, de gol mais bonito da temporada, pelo toque de cobertura contra o Bétis, em março. Seus adversários são o colombiano Quintero, pela cobrança de falta pelo River Plate diante do Racing, em fevereiro, e o húngaro Dániel Zsóri, do Debrecen, autor de uma bicicleta contra o Ferencváros. O brasileiro Matheus Cunha, do RB Leipzig, era um dos 10 indicados, mas ficou fora do trio finalista.

Outro do país que estava na lista de concorrentes, mas não conseguiu votos necessários para a disputa do prêmio, é o técnico Tite. São finalistas da categoria o espanhol Guardiola, do Manchester City, o argentino Mauricio Pochettino, do Tottenham Hotspur, e o alemão Jürgen Klopp, do Liverpool.

Em compensação, o Brasil tem representante no Fifa Fan Award, dedicado aos torcedores. É Silvia Grecco, mãe do palmeirense Nickollas que narra as partidas para o filho deficiente visual. Ela concorre com Justo Sánchez, uruguaio fã do Cerro que passou a acompanhar os jogos do rival Rampla Juniors em homenagem ao filho falecido. Ambas as histórias foram contadas pelo Grupo Globo e disputam o prêmio com os holandeses, pela festa na Copa do Mundo Feminina.

Americanas favoritas nas categorias femininas

Entre as mulheres, duas americanas e uma inglesa concorrem ao prêmio em que a brasileira Marta é recordista, com seis conquistas. A favorita Megan Rapinoe disputa com a compatriota Alex Morgan e a britânica Lucy Bronze. Entre as goleiras, as finalistas são a chilena Christiane Endler, a holandesa Sari Van Veenendaal e a sueca Hedvig Lindahl.

Na categoria de técnicos de equipes femininas, duas mulheres disputam com um homem. A favorita é Jill Ellis, bicampeã da Copa do Mundo à frente dos Estados Unidos. Disputa com a holandesa Sarina Wiegman, da seleção de seu país, e Phil Neville, comandante do English Team.

Na próxima quarta-feira, a Fifa anuncia as 55 candidatas à seleção do ano, na primeira eleição da FIFPro’s (Federação Internacional dos Jogadores Profissionais de Futebol, na sigla em francês) entre as mulheres. Os finalistas entre os homens saem no dia seguinte.

Os vencedores de todas as categorias do Fifa The Best e as seleções do ano da FIFPro’s serão conhecidos em cerimônia no dia 23 de setembro, em Milão, na Itália.

Formato da premiação

Os 10 indicados inicialmente aos prêmios de melhores das categorias de jogadores e técnicos foram apontados por um painel especialistas, tendo como base o trabalho mostrado entre 16 de julho de 2018 e 19 de julho de 2019. O grupo foi formado por ex-jogadores e técnicos: Kaká (Brasil), Xavi (Espanha), Juan Sebastián Verón (Argentina), Franco Baresi (Itália), Cha Bumkun (Coreia do Sul), Fabio Capello (Itália), Ricki Herbert (Nova Zelândia), Lothar Matthäus (Alemanha), Francisco Maturana (Colômbia) e Hugo Sánchez (México).

Os candidatos passaram depois por um processo de votação popular no site da Fifa, paralelamente a uma eleição entre jornalistas de cada país filiado à entidade, além dos treinadores e capitães das seleções. No pleito, cada um indicou três candidatos, em ordem de preferência: 1º, 2º e 3º colocado. O primeiro levou cinco pontos; o segundo, três; e o terceiro, um. Os que somaram mais aparecem no trio finalista.

Na categoria de goleiro, a escolha é exclusivamente feita por especialistas. Os finalistas foram indicados até dia 28 de julho e só foram conhecidos nesta segunda-feira, dia 2 de setembro. Agora, um painel formado por goleiros e atacantes, escolhidos pela Fifa, vai eleger o ganhador.

O Prêmio Puskàs também tem regras diferentes, ainda passa por outro filtro. Os três finalistas são avaliados por um painel do Fifa Legends, ex-jogadores e técnicos. O vencedor leva o prêmio no dia 23. No Fifa Fan Award, a votação para escolha do ganhador é pelo público, no site da entidade.

Fonte: https://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/messi-cristiano-ronaldo-e-van-dijk-sao-anunciados-finalistas-do-premio-de-melhor-do-mundo-fifa-the-best.ghtml

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!