O Conselho Municipal da Comunidade Negra preparou uma série de atividades em homenagem ao Dia da Consciência Negra, celebrado no próximo dia 20. Com ampla programação, serão mais de dez eventos durante todo o mês (veja quadro no final), realizados com apoio da Unesp Bauru, Secretaria Municipal de Cultura, Instituto Jovens de Aruandas, Casa da Capoeira e Museu Ferroviário.
A abertura oficial ocorre no dia 16 com a entrega da medalha Luiza Mahin, no Teatro Municipal. Entre as atividades em destaque, está a inauguração de um busto em homenagem a Zumbi dos Palmares na Praça África, que fica na altura da quadra 6 da avenida Nações Unidas. O espaço ganhará, também, mais arborização com o plantio de novas árvores.
Zumbi foi o líder do Quilombo dos Palmares, considerado o maior foco de resistência negra à escravidão. “É importante lembrar dos heróis negros. A colocação desse símbolo na praça representa um marco do movimento negro em Bauru”, destaca a 1.ª secretária do Conselho Municipal da Comunidade Negra, Greice Luiz.
Segundo o prefeito Clodoaldo Gazzetta (PSD), a praça vem recebendo nova revitalização com jardinagem e plantio de novas mudas. O busto do Zumbi dos Palmares já foi encomendado. “Esperamos que fique pronto até o dia 20, quando faremos a reinauguração da praça. Caso contrário, a imagem será fixada posteriormente do mesmo jeito”, pontua.
COMBATE AO RACISMO
Greice destaca que o Conselho está empenhado desde o início do ano na preparação da programação referente ao Mês da Consciência Negra. As ações, ressalta, são importantes no combate aos preconceitos. “Situações de racismo velado são alarmantes. A falta de oportunidade é visível e precisamos modificar esta realidade através de debates, troca de conhecimento e atividades de temática negra, para fortalecemos a luta contra o racismo”, pontua.
Outro evento bastante esperado é o Festival de Curimba, que será realizado no Parque Vitória Régia, no dia 25 deste mês. As programações começam a partir das 10h. No dia todo, haverá atrações como feira de empreendedores e apresentação do movimento “Coletivo Samba”.
O festival encerrará as festividades. Trata-se de um dos maiores eventos de canção umbandista, realizado atualmente em São Paulo. Com objetivo social e religioso, a iniciativa promove uma grande confraternização da cultura afro-brasileira através da música. “É uma forma de combater a intolerância religiosa”, destaca Greice.
ENCERRAMENTO
As atividades em celebração do Mês da Consciência Negra em Bauru terminam somente no dia 30, com sessão solene na Câmara Municipal, às 19h, para a entrega oficial do Prêmio Zumbi dos Palmares para três pessoas indicadas pelo Conselho.