Média de casos de Covid-19 em Bauru é a menor desde junho

0
598
Média móvel de casos / Foto: JuRehder

Gazzetta aponta tendência de redução de casos e mortes; por enquanto, estrutura na rede básica e hospitais será mantida

A média de novos casos diários de Covid-19 registrada na última semana em Bauru foi a menor desde a segunda quinzena de junho, quando o pico da pandemia na cidade ainda estava longe de ser alcançado. Entre 2 e 8 de novembro, a chamada média móvel foi de 58 casos, patamar bem próximo da média de 56,6 casos alcançada entre 15 e 21 de junho.

A média de mortes também tem se mantido em um patamar baixo, conforme mostram os dados do boletim epidemiológico divulgado diariamente pela Prefeitura. Na última semana, foram seis óbitos (média de 0,86 registros por dia), ante a quatro contabilizados entre 15 e 21 de junho.

“Tivemos um pico alto de contágio há algumas semanas e, agora, estamos com essa tendência de redução de casos, já esperada para este fim de ano. Nos próximos meses, acredito que teremos um decréscimo do número de infectados e de óbitos”, analisa o prefeito Clodoaldo Gazzetta.

Para se ter ideia, entre a segunda quinzena de setembro e a primeira de outubro, período mais grave da pandemia em Bauru até agora, a média variou entre 150 a 168 casos novos de Covid-19 por dia. Já o número de mortes diárias chegou a 3,43 na semana de 10 a 16 de agosto.

Segundo Gazzetta, os testes de Covid-19 continuam sendo realizados de acordo com a demanda e a queda de casos, portanto, guarda relação direta com a redução da velocidade da propagação do novo coronavírus na cidade. Na última semana, foram 1.760 exames realizados, sendo que 1.354 resultaram negativo e 406 positivo.

ESTRUTURA MANTIDA

Já a taxa de ocupação de leitos de UTI no Hospital Estadual oscilou entre 60% e 62% na última semana, chegando a 57% nesta segunda-feira (9). Apesar de não acreditar na ocorrência de uma segunda onda de Covid-19 em Bauru nos próximos meses, Gazzetta afirma que toda a estrutura montada para garantir a assistência aos pacientes na rede básica de saúde e no HE e Hospital das Clínicas durante a pandemia não começará a ser desarticulada no curto prazo.

“Se tivéssemos fechado tudo em Bauru, teríamos maior probabilidade de enfrentar uma segunda onda nos próximos meses. Mas, como as atividades econômicas foram mantidas, dentro de uma certa restrição, não deveremos passar por esta situação. De qualquer forma, todos os equipamentos e os serviços serão mantidos até que tenhamos a vacina ou até que voltemos a uma condição de normalidade”, observa.

Mais uma morte

A Prefeitura de Bauru confirmou, no fim da tarde desta segundafeira (9), mais um óbito pelo novo coronavírus no município, totalizando 254 vítimas fatais da Covid-19. Até o momento, a cidade contabiliza 16.367 casos confirmados da doença.

A vítima é um homem de 64 anos, que apresentou início dos sintomas da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em 20/09/2020 e o resultado positivo para a Covid-19 foi divulgado no dia 06/10/2020. O paciente estava internado em um hospital público da cidade e tinha diabetes. O óbito ocorreu no dia 04/11/2020 e a investigação foi finalizada nesta segunda-feira (09/11/2020) pela Vigilância Epidemiológica.

Fonte: https://www.jcnet.com.br/noticias/geral/2020/11/740786-media-de-casos-de-covid-19-em-bauru-e-a-menor-desde-junho.html

Deixe uma resposta