A primeira unidade da rede a chegar a Bauru celebra a data com espaço totalmente revitalizado
Em 1996, a quadra 25 da Av. Nações Unidas ganhou um morador bastante esperado pelos bauruenses: o primeiro restaurante do McDonald’s de Bauru. O aniversário de 25 anos da unidade, que também foi a primeira com o Sistema Drive-Thru na cidade, será comemorado de uma maneira bastante especial, com a reabertura da unidade totalmente revitalizada, ainda maior, mais moderna e confortável, proporcionando aos consumidores uma experiência mais tecnológica e interativa.
O Méqui da Nações, como é carinhosamente chamado por funcionários e clientes, reabre suas portas alinhado ao novo conceito de design do McDonald’s, já presente na unidade da Av. Getúlio Vargas e do Méqui da Batista de Carvalho, bem como em países como Estados Unidos, França, Índia e Argentina.
Os clientes terão a opção de fazer seus pedidos por meio de totens de autoatendimento instalados no salão principal do restaurante, e ainda poderão customizar itens do cardápio. Quem preferir fazer o pedido da maneira tradicional, terá à sua disposição um menu board digital completamente renovado e atendimento mais personalizado, feito por funcionários com novos uniformes.
Toda a iluminação da unidade é feita com tecnologia LED e vários equipamentos de cozinha, como fritadeiras e chapa, foram substituídos por modelos mais modernos e sustentáveis. O novo equipamento de ar-condicionado é de última geração, utilizando gás ecológico e com alto rendimento elétrico.
Emerson Hortolan, Franqueado da marca na cidade, esteve diretamente envolvido com a chegada do primeiro Méqui de Bauru e relembra o período anterior à esperada inauguração. “A abertura de um McDonald’s envolve um processo minucioso de preparação. Durante todo o ano que antecedeu a abertura da unidade, passei por um treinamento em cada posto de trabalho, em um restaurante na capital paulista, desde o atendimento até à chapa”, relembra Emerson.
Formado em Engenharia Naval pela Escola Politécnica da USP, em São Paulo, Emerson trabalhou como engenheiro de produção e na área comercial de grandes empresas. De volta a Bauru, o empresário apoiou a inauguração do restaurante na principal avenida da cidade. Dois anos após a abertura do Méqui da Nações (1998), participou da abertura da unidade da Rua Batista de Carvalho. Em 2008, com a revitalização do Bauru Shopping, somou forças à abertura da terceira unidade local. Em dezembro de 2012, a quarta unidade, no Boulevard Shopping Nações e em 2015, a quinta unidade na Avenida Getúlio Vargas.
“Completar 25 anos junto ao McDonald’s é um privilégio. Muito mais do que celebrarmos o sucesso de um negócio, celebramos o desenvolvimento de centenas de pessoas, de geração de oportunidade para diversos jovens e o fomento da economia de nossa cidade. Nesses 25 anos, somente a unidade da Nações atendeu cerca de 30 milhões de clientes, algo em torno de 75 vezes a população atual de Bauru. E esses números são a tradução da confiança e do acolhimento dos bauruenses com essa marca que é tão querida por todos”, destaca Emerson.
Desenvolvimento de pessoas
A falta de experiência é um dos principais obstáculos na conquista do primeiro emprego no mercado de trabalho, mas, para o McDonald’s, é uma oportunidade, oferecendo a muitos jovens a chance de ingresso no mercado de trabalho e associado a um robusto plano de carreira. Ao longo de 25 anos, o McDonald’s Bauru já empregou cerca de seis mil pessoas, grande parte destas vagas com a oportunidade do primeiro emprego. Anualmente, a Companhia investe cerca de R$ 40 milhões em treinamento e aproximadamente 40% dos diretores e gerentes da rede começaram como atendentes. Em Bauru, cinco dos seis Gerentes da primeira linha hierárquica dos restaurantes, iniciaram suas carreiras como Atendentes ou como Menor Aprendiz.
Akio Hirata é o mais antigo colaborador do McDonald’s em Bauru. Engenheiro Mecânico pela UNICAMP, Akio trabalhou por quase dois anos na Prefeitura de Bauru, quando, em fevereiro de 1996, surgiu a oportunidade de ingressar como trainee no McDonald’s, que preparava sua inauguração na cidade. “Na ocasião, fiz um downgrade salarial, apostando em um futuro e não me arrependo. Gosto muito da empresa, dos processos, da estrutura e da minha equipe. Tenho um excelente relacionamento com o Franqueado, com quem aprendi e aprendo muito”, pontua Akio.
De lá para cá, Akio galgou diversas promoções, conquistou um Prêmio Ray Kroc e, desde 2012, atua como Consultor de Operações. “Tenho um grande orgulho de fazer parte da formação de nossa equipe de Gerentes de Unidade de Negócio, que são peças importantíssimas na operação” ressalta, Akio. Com ele, desde o início da marca em Bauru, em meados de 1996, estão José Eduardo Gregio, dono de dois Prêmios Ray Kroc e atual Gerente de Unidade de Negócios do Méqui da Nações, e Reginaldo Aparecido de Sousa, Gerente de Manutenção.
Bauruense formado em engenharia agronômica, José Eduardo trabalhou com paisagismo logo depois que se formou, quando em março de 1996, surgiu a oportunidade para ser coordenador de equipes no McDonald’s e não pensou duas vezes. “O Méqui foi meu primeiro emprego formal. Quando inauguramos a unidade da Nações, foi inesquecível. Os moradores de Bauru nos receberam com tanto carinho, era gente para todo lado. Era um movimento muito, mas muito acima do que a gente podia imaginar”, recorda José Eduardo.
Ele também relembra que em 1996, o McDonald’s mais próximo ficava a 200 km de Bauru. De lá para cá, construiu uma família e uma carreira dentro da Companhia, além de conquistar dois prêmios Ray Kroc. “Quando recebi os reconhecimentos, um em Orlando, em uma Convenção Mundial, e o outro em Chicago, quando conhecemos a sede do McDonald’s Corporation e o Centro de Treinamento Internacional, foi possível ter a real dimensão do tamanho dessa empresa”, pontua.
De espírito leve e brincalhão, Reginaldo chegou ao Méqui de Bauru com apenas 19 anos. Na época, viu o anúncio no jornal sobre a oportunidade de emprego. “Meu estágio no DAE (Departamento de Água e Esgoto) estava no fim. Fiz uma entrevista e, quinze dias depois, recebi a carta com minha aprovação como Atendente. Daí em diante, tudo foi acontecendo muito rápido. Fui me apaixonando pelo negócio e criando laços muito fortes com a equipe”, conta Reginaldo.
De Atendente, passou para a área de manutenção. Recebeu o reconhecimento de Técnico do Ano do McDonald’s no início dos anos 2000 e, com a inauguração do quarto restaurante da rede na cidade, em 2012, chegou também sua promoção para Gerente de Manutenção e Equipamentos. Para ele, quando se gosta do que faz, tudo se transforma em oportunidade. “A confiança que tenho e que recebi e recebo foram fundamentais para meu crescimento pessoal e profissional. Aprendi que quando se tem vontade e incentivo, algo que sempre recebi do Méqui, tudo é possível”, destaca.
Primeiro Drive-Thru de Bauru
Emerson Hortolan relembra que a inauguração do primeiro Drive-Thru da cidade foi um verdadeiro frenesi para os bauruenses, que ainda não conheciam a modalidade oferecida pelo McDonald’s, trazida para o Brasil em 1984. “A facilidade conquistou a todos e se tornou uma das opções mais utilizadas pelos clientes na cidade”, pontua Emerson. Ao longo de 2020, o Drive tornou-se uma das principais opções ao consumidor, registrando um crescimento de cerca de 50%.
McProtegidos
Todos os restaurantes McDonald’s contam com o programa McProtegidos, iniciativa da rede aplicada por todo o Brasil, cujo objetivo é conscientizar sobre a importância de respeitar o distanciamento social, além de reforçar as medidas de higiene visando um ambiente ainda mais seguro no período da pandemia, sempre de acordo com as determinações das autoridades locais. Entre as medidas, estão o uso de placas de acrílico nos balcões e Drive-Thru, dispensers de álcool em gel pelo salão, adesivos de orientação nas filas, além do uso de equipamentos de segurança pelos funcionários, como máscaras, viseiras e luvas.
Portas Abertas Online
Para quem deseja visitar a cozinha do McDonald’s sem sair de casa, o Méqui lançou a primeira edição do Portas Abertas Online, famoso programa da rede que convida os clientes a visitarem as cozinhas dos restaurantes e conhecerem todos os procedimentos de Qualidade, Segurança, Limpeza e Sustentabilidade da companhia. A iniciativa é um desdobramento do Portas Abertas presencial, que já recebeu mais de 10 milhões de pessoas nas cozinhas brasileiras, e em sua versão online mostra o que mudou com a pandemia e explica a importância de seguir as orientações de distanciamento e higienização, tudo com foco no bem-estar dos funcionários, clientes e parceiros.
A visita online está disponível no site: mcdonaldsdeportasabertas.com.br.