Revista Atenção

Mães sozinhas ganham ‘ombro amigo’

 

Se já não é fácil criar um filho, muito mais difícil é encarar tal missão sozinha. Em vista disso, o grupo Ajudando com Amor, em Bauru, procura dar suporte às mães que não têm qualquer auxílio financeiro ou moral dos companheiros.

Uma das fundadoras da entidade, Marila Alfini Araújo, explica que a ideia surgiu há quase um ano, quando viu um apelo de Ana Paula Mariano. “Ela pedia ajuda para uma mãe com cinco filhos. Levamos alguns donativos à casa da mulher, mas não nos conformamos em deixá-la naquela situação”, relata.

Dessa forma, Marila e Ana Paula decidiram dar continuidade à ação beneficente, cujo viés é um tanto quanto diferente dos demais grupos. “Tal prioridade foi estabelecida, porque constatamos que, quando a mulher tem parceiro, ela tem esse apoio”, justifica.

Ainda segundo Marila, geralmente, as mães sozinhas não têm trabalho com carteira assinada, fato que as impede de deixar os filhos na creche municipal para procurá-lo. “Como encontrar emprego, se não tem quem fique com as crianças?”, questiona.

O suporte do grupo consiste em levar donativos, como cesta básica, leite e ovos, às famílias carentes, além de lutar por creches. Esta última parte é muito importante. Conforme o JC noticiou, o edital para contratar até 400 vagas em escolas particulares de Educação Infantil conseguiu só 145 lugares às crianças que estão na fila de espera por creches na rede municipal.

FORÇA-TAREFA

O desafio não é fácil, mas o grupo se esforça para amenizar o problema destas mulheres. Tanto que tudo é arrecadado no ‘boca a boca’, afinal, o Ajudando com Amor ainda não é uma ONG. “A ideia é dar um ‘empurrãozinho’, ou seja, preparar a mulher para que, rapidamente, consiga se manter sozinha”, acrescenta.

Hoje, o grupo conta com as voluntárias Marila Alfini Araújo, Ana Paula Mariano, Marília Silveira Oler Bento de Oliveira, Maryzele Ferreira e Dirce dos Santos Souto. Só neste mês, elas estão dando suporte à dez famílias, todas chefiadas por mulheres.

SERVIÇO

Caso alguém queira conhecer um pouco mais o trabalho do grupo ou, até mesmo, se voluntariar para ajudar, basta entrar em contato pelos telefones (14) 99107-1044 (Marila), (14) 99753-7878 (Ana Paula) ou (14) 98152-6181 (Marília). Instagram: @ajudando_com_amor.

Sair da versão mobile