São as mães que mais presenteiam outras mamães no dia dedicado a elas. A observação é dos comerciantes de Bauru, que esperam um aumento nas vendas deste ano, que marca, inclusive, os 100 anos do Dia das Mães no Brasil. O JC falou com alguns consumidores, que confirmaram o cenário. Exatamente por terem a experiência da maternidade, elas não deixam de comprar um mimo para as mamães – independente de ser a própria mãe ou a sogra.
“As mulheres compram mais nessa época e a maioria é mãe. A gente estima que aproximadamente 70% dos compradores nesta data são mães, porque elas sentem esse carisma com mais propriedade e querem retribuir”, justifica o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Bauru, Odair Secco Cristovam.
Coordenador de marketing do Bauru Shopping, Daniel Silva Lima compartilha da mesma opinião. “Nós percebemos essa realidade. Vemos muitas mulheres nas lojas com várias sacolas, sendo a maioria delas mamães. Pela experiência da gestação, elas não deixam passar em branco essa data. Compram presentes para elas próprias, para sua mãe, sua sogra”, exemplifica.
Samantha Ciuffa |
Karina, que é mãe, presenteará genitora, sogra e madrinha |
Caso da empresária Karina Massad, 43 anos. Ela, que tem uma filha de 2 anos, percorria as lojas do complexo de compras e lazer, nessa terça-feira (8), em busca de presentes para a sua mãe, sua sogra e também sua madrinha. “É uma data que tem um significado emocional para as mães e a mulher é mais ligada nessa questão de presentear as mamães”, justifica.
Em uma loja de roupas, a esteticista Alessandra Vieira, 42 anos, pesquisava o próprio presente, na companhia das filhas Luiza e Giovana, de 17 e 13 anos, respectivamente. “Vou querer jeans”, revela, complementando que também observa que as “mães, de fato, são as que mais compram para outras mães”. Inclusive, ela destaca que irá presentear a mãe e a cunhada.
AUMENTO DE VENDAS
O comércio central espera um crescimento de até 5% nas vendas desse ano, em comparação com a mesma data de 2017. “A tendência é de vendas em ascensão. A gente vem percebendo uma melhora gradativa desde janeiro”, destaca Odair Cristovam, da CDL.
“Devemos registrar aumento de 7% a 9%. O cliente e o comerciante estão mais confiantes na economia”, frisa Daniel Silva Lima, do Bauru Shopping, pontuando que os segmentos como vestuário e calçados devem liderar a opção de presentes para o Dia das Mães, seguido de eletroeletrônicos e cosméticos.
Gerente de uma loja de calçados, Sandra Mattos confirma o otimismo em relação à 2.ª data de maior faturamento do calendário varejista do País – com resultados atrás apenas do Natal. “A expectativa é de elevar em 60% as vendas”.
“Esperamos crescimento de 15%. O ano passado tivemos uma evolução leve, em razão da recessão, mas esse ano já está com uma boa reação de vendas, desde o início do ano”, detalha o gerente de uma loja de roupas femininas, Conrado Ungefehr.
VOCÊ SABIA?
Em 2018, são celebrados os 100 anos do Dia das Mães no Brasil. A data da homenagem foi instituída em 1908 em West Virginia (EUA), sendo idealizada pela ativista Anna Jarvis, que iniciou uma campanha para que o Dia das Mães fosse um feriado reconhecido, o que de fato ocorreu naquele País em maio de 1914. Quatro anos depois, a comemoração foi trazida ao Brasil pelo então secretário-geral da Associação Cristã de Moços do Rio Grande do Sul (ACM-RS), França Long.