Tudo começou com a chamada Ronda da Caridade, na qual um pequeno grupo de voluntários distribuía sopa, remédios e roupas aos moradores de rua de Bauru. Esse foi o “embrião” da Legião da Boa Vontade (LBV), que, hoje, atende, 150 crianças e 20 idosos na cidade. No último dia 31, a entidade completou 60 anos e, no próximo sábado (14), abrirá os portões ao público para o evento comemorativo.
Responsável pelo relacionamento institucional da LBV em Bauru, Moisés Alberto de Souza Lima conta que a instituição começou atendendo moradores de rua, mas, posteriormente, montou a Creche Alziro Zarur.
Atualmente, tem sede própria, que fica na rua Alberto Paulovich, 2-30, no Núcleo Mary Dota, onde funciona o Centro Comunitário de Assistência Social da LBV. Lá, a entidade desenvolve dois programas, o “Criança: Futuro no Presente” e o “Vida Plena”.
Samantha Ciuffa |
A Ronda da Caridade é considerada o “embrião” da LBV |
O primeiro atende crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, que estejam em situação de vulnerabilidade social. Os assistidos têm acesso à alimentação diária, material pedagógico e uniforme. “Promovemos uma série de atividades que despertam a competência e as habilidades em cada participante, tudo isso no contraturno do horário escolar”.
Já o “Vida Plena” auxilia pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, que participam de passeios, palestras, além de aulas de tricô e bordado. “É uma forma de inseri-los nas atividades socioculturais e garantir melhor qualidade de vida”, explica Moisés.
Samantha Ciuffa |
Ao longo de todos esses anos, a entidade desenvolveu vários outros projetos, como o programa “Cidadão Bebê” |
ESTRUTURA
A instituição, em Bauru, sobrevive de doações de pessoas físicas e empresas, bem como do desconto do Imposto de Renda (IR) destinado ao terceiro setor. A LBV possui, hoje, 12 profissionais das mais diversas áreas e 20 voluntários.
Já no restante do País, a entidade tem 83 unidades, sendo cinco escolas, três lares para idosos e 68 Centros Comunitários de Assistência Social. Além disso, está sempre engajada em angariar doações a famílias carentes, principalmente, em situações de emergência.
EM FESTA
De acordo com Moisés, a festa em comemoração aos 60 anos da LBV será neste sábado, das 9h às 11h, em sua sede. Na ocasião, haverá apresentações artísticas de crianças e idosos, além da participação especial do Projeto Guri.
SERVIÇO
Quem quiser conhecer um pouco mais a LBV, em Bauru, ou fazer alguma doação, basta ir até a sua sede, que fica na rua Alberto Paulovich, 2-30, no Núcleo Mary Dota; visitar o site, que é o https://www.lbv.org.br; ou entrar em contato através dos telefones (14) 3239-2796 e 0800-055-5099. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Na sede, ocorrerá a festa de 60 anos da LBV neste sábado, das 9h às 11h. Os portões estarão abertos ao público.
Fotos: Samantha Ciuffa |
A LBV já ofereceu curso de informática |
Os assistidos também puderam participar de um curso de corte de cabelo |
Participantes do antigo programa ‘Esporte é Vida’ |
Os voluntários também faziam a chamada Ronda da Caridade |