Programação aborda temas como o impacto social da tatuagem, o empreendedorismo feminino, a representatividade negra e os desafios enfrentados por refugiados
Nos dias 26 e 28 de novembro, o Senac Bauru promove a Jornada Senac de Inclusão e Diversidade, um evento gratuito e aberto ao público que busca fortalecer o diálogo sobre igualdade e representatividade. A programação inclui bate-papos e oficinas com especialistas sobre os temas: o impacto social da tatuagem, o empreendedorismo feminino, a representatividade negra e os desafios enfrentados por refugiados.
Essa iniciativa demonstra o compromisso do Senac com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, incluindo a igualdade de gênero, a redução das desigualdades e a promoção de comunidades sustentáveis. Ao facilitar o acesso do público a debates e atividades sobre inclusão e respeito às diferenças, a instituição contribui para uma sociedade mais justa e acolhedora, estendendo suas práticas de convivência e desenvolvimento social à comunidade.
Confira os destaques da programação do Senac Bauru:
O impacto social da tatuagem para mulheres | 26 de novembro, das 19h30 às 20h30
Bate-papo com a tatuadora Cintia Cavalcanti, especialista em arte botânica e cobertura de cicatrizes, sobre a restauração da autoestima feminina por meio da tatuagem e sobre sua transição de carreira. A atividade será mediada por Ariane Rosa Batista Thomaz de Araújo, funcionária administrativa do Senac Bauru.
Mulheres pretas no cenário da moda e da beleza | 28 de novembro, das 14h às 15h
Discussão sobre empreendedorismo feminino e o impacto do racismo estrutural na autoestima de mulheres negras, com a cabeleireira Titta, especialista em cabelos naturais e a docente de Moda Thainara Martins de Oliveira. Mediação de Rodolfo Lemes de Moraes, representante do Comitê de Inclusão e Diversidade do Senac Bauru.
Criação de estampa inspirada em etnia africana | 28 de novembro, das 16h às 17h
Oficina prática com a docente Thainara Martins de Oliveira, que guiará os participantes na criação de estampas inspiradas na cultura africana, pintadas à mão com bastidores.
Vozes em movimento: histórias e desafios dos refugiados | 28 de novembro, das 19h30 às 21h
Bate-papo com Aline Florêncio Plácido, fundadora da ONG Apoio Para Recomeçar, Franciane Regina Charlois, assistente social da Cáritas Diocesana de Bauru, e Karla Gabriely Rodrigues Carvalho Andrade, coordenadora geral da Cáritas Diocesana de Bauru,, sobre o acolhimento e as experiências de refugiados na cidade. Mediação de Rodolfo Lemes de Moraes.
Além disso, a Jornada terá um encontro transmitido ao vivo pelo canal do Senac São Paulo no YouTube, no dia 26 de novembro, às 15h, com o tema Feminino e Saúde Mental, que reunirá especialistas como a psicóloga, palestrante corporativa, terapeuta somática e comunicadora, Ediane Ribeiro, que é especialista em saúde mental, estresse e regulação emocional, além do psicólogo, professor no Hospital Albert Einstein e sócio-diretor do Espaço Diálogo SP (coworking para profissionais da saúde), Bruno Reis.
As inscrições podem ser realizadas na página do evento no endereço eletrônico: https://eventos.sp.senac.br/evento/semana-senac-de-inclusao-e-diversidade-2/. Ao final, todos os participantes receberão certificado de participação.
Serviço
Jornada Senac de Inclusão e Diversidade – Senac Bauru
Data: 26 e 28 de novembro
Local: Senac Bauru
Endereço Bloco I: Rua Engenheiro Saint Martin, 10-17 – Centro – Bauru/SP
Endereço Bloco II: Rua Engenheiro Saint Martin, 10-12 – Centro – Bauru/SP
Informações: https://www.sp.senac.br/senac-bauru