Ícone do site Revista Atenção

Instituto transforma a vida de idosos em Pederneiras

Entrevista com Rubens Cury. 20/12/2018

Por Lilian Grasiela, Aurélio Alonso (Jornal da Cidade)

Pederneiras – O Instituto Bruno Cury, fundado em 2016 em Pederneiras (26 quilômetros de Bauru) pelo médico Rubens Cury como forma de prestar uma homenagem ao seu filho, que morreu há vinte anos vítima de um mal súbito, está ajudando a transformar a vida de muitos idosos por meio de atividades físicas e de lazer, acompanhamento na área da saúde, palestras e visitas de voluntários repletas de dedicação e atenção.

“É um instituto voltado ao atendimento aos idosos. Há uma transformação demográfica no mundo, com o aumento exponencial no número de idosos, e nem sociedade e nem os poderes públicos estão preparados para atender essa demanda”, avalia Rubens Cury. “O instituto faz um atendimento multidisciplinar nas áreas médica, odontológica, psicológica, nutricional e de fisioterapia”.

O médico ressalta que, além dessa preocupação com a prevenção e o tratamento das doenças que mais acometem o público da terceira idade, como hipertensão e diabetes, a associação também desenvolve projetos nas áreas de lazer e de laborterapia (um tipo de terapia por meio do trabalho), inclusive por meio de grupos de pintura, visando ao bem-estar emocional dos assistidos.

“Por exemplo, o idoso recebe um quadro, uma tela e um pincel para pintar o que ele está enxergando naquele momento. Ele pode pintar um animal de estimação, o filho, o neto, uma paisagem. Isso ajuda a tirar o idoso do isolamento”, explica. “E nesse acompanhamento, voluntários fazem visitas domiciliares para entender o problema do idoso e fazer uma avaliação global dele”.

DIAGNÓSTICO

Segundo Cury, nessas visitas, voluntários traçam um raio-X dos idosos e definem qual acompanhamento cada um precisa. “A gente avalia se ele mora só, se sente muita solidão e se é importante para ele a visita semanal de um voluntário apenas para conversar e ouvi-lo”, declara. “Nesse projeto de colocar o idoso com o jovem, os dois se entendem e um aprende bastante com o outro”.

Na avaliação do médico, esse atendimento multidisciplinar e abrangente oferecido pelo instituto faz com que o processo de envelhecimento seja encarado de forma mais tranquila pelos idosos e pela sociedade. “O que a gente busca é tornar o envelhecimento um caminho de luz, e não um caminho das trevas, e enxergar o idoso pelas suas virtudes e não pela suas limitações”, afirma.

“Muitas pessoas veem o idoso na rua como um cara na finitude da vida, que não serve mais para nada, às vezes sem a atenção da família e da sociedade. A gente quer mostrar para o idoso que ele tem valor, tem uma história, já foi jovem, já amou, já sofreu, já perdeu entes queridos, mas ainda tem muito a contribuir com a sociedade, e colocar em discussão o aspecto do envelhecimento”.

Reprodução/Facebook
Palestra sobre envelhecimento ativo ministrada por Rubens Cury na Assembleia de Deus Madureira

Instituto Bruno Cury

Em 20 meses de atividade, o Instituto Bruno Cury já atendeu 380 idosos em Pederneiras. Além das visitas domiciliares, a associação sem fins lucrativos – que não conta com prédio próprio – realiza atendimentos semanais em salas cedidas pelo município no interior de unidades de saúde de diferentes bairros.

Os idosos com dificuldade de locomoção recebem a visita de profissionais voluntários em suas residências. Atualmente, o instituto conta com 50 voluntários nas mais diferentes áreas de atuação.

 

Sair da versão mobile