O Instituto Adolfo Lutz recebeu mais quatro novos equipamentos que auxiliarão na produção de exames da Covid-19 e que trarão mais segurança para os profissionais e agilidade da realização dos testes e contribuindo para o combate ao vírus. O Prefeito de Bauru, Clodoaldo Gazzetta, oficializou nesta terça-feira (8/12), a entrega dos equipamentos que foram comprados com recursos financeiros do município.
Durante a visita ao instituto, o Prefeito Gazzetta foi acompanhado da diretora do Adolfo Lutz em Bauru, Virgínia Pereira, que apresentou os novos aparelhos: uma capela de fluxo laminar, equipamento utilizado para preparo de ensaios de Biologia Molecular e que necessitam de ambiente estéril; uma centrífuga de bancada para análises das amostras; um freezer com capacidade de 384 litros e que contribuirá para o armazenamento das amostras e também material genético.
O Instituto Adolfo Lutz também recebeu uma cabine de segurança biológica, chamada por filtro HEPA e que garante segurança total e adequada durante a manipulação de qualquer procedimento, e que ofereça riscos biológicos para o operador.
O modelo da cabine é o mais recomendado para os testes da Covid-19, justamente pela máxima proteção. Possui 100% de renovação de ar através do filtro HEPA para fora do ambiente através de dutos.
“Esses equipamentos trarão maior agilidade na produção dos exames e segurança para os operadores e profissionais da área da saúde, além de serem importantes para contribuírem na testagem de pessoas acamadas, com síndrome gripal forte, síndrome respiratória aguda grave e pessoas internadas em hospitais”, destaca o Prefeito Gazzetta.
Exames na pandemia
O Instituto Adolfo Lutz já realizou mais de 75 mil testes desde o início da pandemia em Bauru. Os testes são realizados por meio de PCR, em tempo real, que é uma evolução da técnica de Reac¸a~o em Cadeia da DNA Polimerase, desenvolvida nos anos de 1980 e responsável por revolucionar diversas a´reas da biologia e da medicina. São exames mais assertivos e indicados para o teste de Covid-19, com base na alta taxa de confiabilidade, devido ao rigor dos processos científicos.
O processamento dos exames é realizado pelo Adolfo Lutz, Instituto Lauro de Souza Lima e a FOB, fruto de um processo de credenciamento com o Governo do Estado para a realização dos testes.