O Hospital Unimed Bauru acaba de dar um importante passo na modernização do seu atendimento de terapia renal com a aquisição de um dos mais avançados equipamentos do mercado para essa finalidade. Trata-se de um aparelho médico utilizado em terapias de substituição renal contínua (TSRC) para pacientes críticos, internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Ele é projetado para tratar pacientes com insuficiência renal aguda, realizando funções semelhantes às dos rins, como filtrar e remover toxinas, fluidos e eletrólitos do sangue. É bastante versátil e pode ser configurado para realizar diferentes tipos de terapias de substituição renal, dependendo das necessidades específicas do paciente. “É especialmente utilizado em situações nas quais o paciente é muito instável para suportar métodos tradicionais de diálise, principalmente para aqueles que estão necessitando de droga vasoativa em dose moderada. Também é o tratamento de escolha para quem tem edema cerebral, cirróticos e em pós-operatório de cirurgia cardíaca”, explicou o médico André Lopes, nefrologista da Unimed Bauru.
Equipado com tecnologia de ponta, realiza uma variedade de terapias, incluindo hemodiafiltração, remoção de CO2 e plasmaferese. “Com ele é possível realizar uma terapia lenta de, no mínimo, 72 horas, o que torna o tratamento mais seguro e com menor risco de instabilidade hemodinâmica”, frisa o médico.
Segundo Lopes, o tratamento traz uma segurança a mais para os pacientes que precisam de terapia renal. “A capacidade de realizar ultrafiltração de forma lenta e contínua, associada à alta dose de clearance de solutos, proporciona resultados excepcionais aos nossos pacientes.”
Com isso, eles se beneficiam de um tratamento mais eficiente e preciso. O equipamento tem uma interface intuitiva e sistemas avançados de monitoramento, permitindo aos profissionais de saúde ajustar e personalizar as terapias em tempo real, aumentando a eficácia do tratamento e reduzindo o risco de complicações.
“Nosso objetivo é oferecer um nível de cuidado ainda mais elevado e seguro para nossos pacientes. Este equipamento não só melhora os resultados clínicos, como também contribui para o conforto e a recuperação mais rápida dos pacientes,” destaca João Trentini, diretor técnico do Hospital Unimed Bauru.