Novo espaço irá aumentar a capacidade de atendimento atual, o conforto dos pacientes e terá inovações.
O Hospital Unimed Bauru (HUB) completa, em outubro, 20 anos. São duas décadas proporcionando aos usuários excelência no atendimento, cuidado e segurança. “Nos orgulhamos muito da nossa trajetória até aqui e continuamos sempre procurando inovações, melhorias e adequação aos mais altos padrões de serviço hospitalar”, ressalta o diretor superintendente do HUB, Roger Tédde Mansano.
Um dos projetos que estão em andamento é a implantação do Centro Oncológico. Hoje o HUB já conta com os setores de quimioterapia e de radioterapia, mas as áreas não estão integradas e ocupam espaços distintos na instituição. “Iremos construir a quimioterapia ao lado do prédio já existente da radioterapia, para facilitar o atendimento dos pacientes”, frisa o superintendente do HUB.
O novo espaço irá aumentar a capacidade de atendimento atual, o conforto dos pacientes e terá inovações como, por exemplo, a quimioterapia para crianças e adolescentes. Também contará com consultórios médicos. “Dessa forma, os pacientes terão à disposição todo o apoio para o seu tratamento, sem a necessidade de se deslocar pela cidade”, explica.
Outro destaque é que o Centro Oncológico cumprirá as exigências técnicas para realizar transplante de medula óssea – uma modalidade que hoje não é oferecida em Bauru. “Seremos o primeiro hospital da cidade a contar com esse procedimento”, salienta Mansano.
Cirurgia radioterápica
Outra novidade do Hospital Unimed Bauru para 2020 é a implantação da Radiocirurgia, uma modalidade de radioterapia de alta precisão, que pode até substituir uma cirurgia convencional.
De acordo com a médica radioterapeuta do HUB, Tatiana Taba Fuzisaki Nakandakare, é utilizada alta dose de radiação em um pequeno alvo, de uma até, no máximo, cinco aplicações. “Por exemplo, pode ser indicada em metástases cerebrais, tumores cerebrais benignos como Meningiomas, Neurinomas, adenomas de hipófise. A técnica também permite a realização de tratamentos de pequenas lesões em coluna vertebral e em neoplasia de pulmão”, explica.
A vantagem da Radiocirurgia é a realização do tratamento do tumor de forma localizada, restrita, poupando os tecidos sadios. “Muitas vezes, ela pode até substituir uma cirurgia. A gente avalia: se o paciente tem um tumor pequeno no pulmão, por exemplo, ele pode optar por Radiocirurgia ou Cirurgia Pulmonar. Se ele escolhe a Radiocirurgia, evita-se colocá-lo em risco cirúrgico, garantindo praticamente a mesma eficácia”, ressalta a médica.
Acreditado com Excelência
O Hospital Unimed Bauru está em constante desenvolvimento, sempre buscando trazer as inovações em Medicina oferecidas nos melhores centros do Brasil e do mundo.
O presidente da Unimed Bauru, Emerson Luiz Cardia de Campos, destaca que o hospital é reconhecido como referência do Sistema Unimed para atendimentos de alta complexidade. “O destaque é justificado tanto pelas instalações e equipes médicas diferenciadas, quanto pela preocupação com o usuário.”
Outra novidade do Hospital Unimed Bauru para 2020 é a implantação da Radiocirurgia, uma modalidade de radioterapia de alta precisão — Foto: Unimed Bauru/Divulgação
O HUB foi inaugurado em 22 de outubro de 1999. Instalado em uma área de 22 mil metros quadrados, é um centro de excelência em saúde, atendendo cerca de 15 mil pacientes por mês. Em seu centro cirúrgico, são realizadas aproximadamente 1,5 mil cirurgias mensais, das mais variadas especialidades.
Além disso, conta com sala de parto adequado, pronto atendimento adulto e infantil, UTIs neonatal, pediátrica e adulto, hemodinâmica e hemodiálise.
O Hospital Unimed Bauru possui ainda o Certificado da Organização Nacional de Acreditação (ONA) 3 – Acreditado com Excelência, o que o coloca em um seleto grupo de hospitais do país com serviços de alta qualidade no atendimento aos usuários.
Fonte: G1