Ícone do site Revista Atenção

Hemodiafiltração – A evolução do tratamento dialítico

A evolução da medicina passa por uma constante melhoria em seus procedimentos técnicos, decorrente do desenvolvimento em pesquisas acadêmicas e da evolução tecnológica. Esse processo é o que possibilita o surgimento de novas modalidades terapêuticas.

Na Nefrologia, especialidade da medicina que trata do sistema renal e dos rins, uma dessas novidades é a Hemodiafiltração – HDF, que vem se tornando uma realidade no tratamento dialítico nos últimos anos. A HDF é uma evolução técnica do tratamento dialítico capaz de realizar a filtragem de uma série de substâncias não filtradas antes pela hemodiálise convencional. Dentre essas substâncias, temos a Beta2 Microglobulina, que está associada a infecções e mortalidade de pacientes. Esse novo tratamento controla melhor a retirada de líquidos e ainda possibilita mais precisão no controle de peso interdialítico, com maior estabilidade hemodinâmica, fazendo uso de água ultrapura em seu processo.

No geral, o uso da HDF minimiza os efeitos colaterais a longo prazo, como a desmineralização óssea, a anemia, a insuficiência cardíaca congestiva e a neuropatia, melhorando a qualidade de vida do paciente. Em países da Europa, como na Suíça, esse tratamento já é o principal, atendendo 70% de seus pacientes. No Brasil, os portadores de doenças renais crônicas já podem contar com a HDF, inclusive no município de Bauru.

Médico Responsável

Dr. Daniel Marchi

CRM 122357

Para mais informações sobre saúde, acesse:

facebook.com/inebbauru

Instagram: ineb_bauru

Sair da versão mobile