Dor de garganta, febre e tosse? É apenas uma gripe comum ou podem ser sintomas de coronavírus (COVID-19)? Nesses tempos de incerteza, muita gente fica preocupada ao começar a apresentar um quadro gripal. Para tirar dúvidas e ajudar a esclarecer se é hora ou não de procurar um especialista ou o pronto-atendimento, a Unimed Bauru criou o serviço de Teleorientação.
Através de contato por Whatsapp, o beneficiário do plano pode conversar com um médico e tirar suas dúvidas. “A Teleorientação é bem eficiente no ponto de vista de esclarecer se o paciente apresenta ou não a síndrome gripal e orientá-lo sobre os sinais de gravidade. Na maioria das vezes reforçamos a importância de ficar em casa e não procurar a unidade hospitalar sem necessidade”, detalha o otorrinolaringologista Eduardo Boaventura Oliveira, um dos médicos que fazem o atendimento virtual.
“Qualquer sintoma de vias aéreas tem preocupado muito os pacientes. Eles nos procuram querendo saber se ficam em casa, de quarentena, ou se devem agendar uma consulta médica”, relata a otorrinolaringologista Silvia Megale, que também faz parte da Teleorientação.
Como funciona?
O cliente Unimed Bauru deve adicionar o número (14) 99648-4958 à sua agenda telefônica e, em seguida, enviar uma mensagem. O atendimento será acionado e fará algumas perguntas objetivas. Conforme a resposta do usuário, ele será direcionado para conversar com um médico via Whatsapp.
Por que usar o serviço?
Essa plataforma é uma aliada fundamental para levar orientações e esclarecimentos aos pacientes com total segurança, auxiliando na tomada de decisões diante de sintomas gripais. O atendimento é feito por médicos, que podem avaliar o caso e recomendar a melhor conduta ao paciente no momento. É um serviço gratuito e muito prático.
O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Após esse horário, os clientes têm a disposição o serviço 0800-772-3772 (S.O.S. Unimed), que também, pode esclarecer dúvidas sobre sintomas gripais e COVID-19.