Ícone do site Revista Atenção

Fuvest 2019: Tema da redação aborda a importância do passado para a compreensão do presente

A prova de redação da Fuvest 2019 abordou o tema “A importância do passado para a compreensão do presente”. De acordo com os candidatos que deixavam o local de provas neste domingo (6), os textos de apoio demonstravam a importância do trabalho de historiadores.

Foram convocados 35.371 candidatos, quantidade 62,3% maior do que em 2018. O primeiro dia de exame apresentou um índice de abstenção de 7,7%.

FOTOS: Candidatos fazem segunda fase da Fuvest 2019 neste domingo

A prova de português exigiu conhecimenro em figuras de linguagem, duscurso direto e indireto e interpretação de texto.

A parte de literatura teve uma questão comparando os livros “Memórias Póstumas de Brás Cubas” e “Vida de Menina”. A pergunta comparava a descrição que Brás Cubas faz dos pais com a descrição que Helena (personagem de Vida de Menina) faz dos pais dela comparando a visão dos personagens dentro de uma perspectiva de patriarcado e matriarcado. O pai de Brás Cubas é “Deus na terra” para o narrador, enquanto Helena tem a mãe como “Nossa Senhora na Terra”.

A primeira lista de aprovados para o vestibular da USP será divulgada dia 24 de janeiro.

A USP está disponibilizando no vestibular Fuvest 8.362 vagas divididas por modalidades de Ampla Concorrência, Escola Pública e Escola Pública PPI (autodeclarados pretos, pardos e indígenas).

Segunda fase da Fuvest começa neste domingo (6) com redação e portuguêsJornal GloboNews–:–/–:–

Segunda fase da Fuvest começa neste domingo (6) com redação e português

Reconhecimento facial

A novidade este ano foi o sistema de reconhecimento facial para evitar fraudes. Na hora da inscrição, o candidato teve que anexar uma foto. No dia da prova, fiscais vão usar tablets e celulares para tirar outra fotografia. Na hora da matrícula vão comparar as fotos. Se não bater, o candidato não vai conseguir fazer a matrícula. Os candidatos também vão passar por detectores de metal.

Fuvest 2019 tem reconhecimento facial — Foto: Celso Tavares/G1

Prova

Na segunda (7), haverá outra prova com 12 questões de duas, três ou quatro disciplinas, de acordo com a carreira escolhida. Os candidatos ao curso de Artes Cênicas ainda tem mais uma etapa de provas. De 9 a 11 de janeiro, eles realizam os exames de Habilidades Específicas.

Cada prova (redação e dez questõez) vale um total de 50 pontos. São 35.371 candidatos – incluindo 3.193 treineiros – quantidade 62,3% maior do que em 2018.

Calendário Fuvest 2019

Sair da versão mobile