Festas juninas
Os melhores finais de semana para viajar em junho em SP são as datas dos três santos juninos — 13 de junho, Dia de Santo Antônio; 24 de junho, Festa de São João; e 29 de junho, Dia de São Pedro.
Algumas cidades do interior de SP têm vocação para festas populares, outras têm estes santos como padroeiros, o que é comemorado com feriado e festa.
Um dos destinos que selecionamos para visitar no dia de São João, por exemplo, é Laranjal Paulista, a 160 km de São Paulo, que tem o santo como padroeiro da cidade. É feriado municipal, há procissão e uma grande Festa de São João no centro histórico, em frente à Igreja de São João Batista.
A data também é especial em Serra Negra, no Circuito das Águas Paulistas, a 150 km de São Paulo. Além das atividades de ecoturismo, neste mês é possível aproveitar as festas juninas da estância hidromineral. As quermesses mais tradicionais da cidade serrana 80 km distante de Campinas, são da Igreja de São João Batista e o próprio Arraial de Serra Negra, organizado pela Prefeitura.
A cidade de São Pedro, a 190 km de São Paulo, garante ter a melhor festa junina do interior de SP para comemorar o dia do santo que dá nome à cidade.
E até mesmo para quem não pensa em viajar em junho, apesar do friozinho do inverno, não há motivo para ficar em casa aos finais de semana. São Paulo tem dezenas de quermesses. Já listamos no blog 5 festas juninas grátis em SP para a família toda dançar quadrilha sem sair da capital.
E, além das festas juninas, São Paulo oferece o clássico festival italiano no Brás, a Festa de San Mártir, que acontece aos sábados de junho e julho. E também a Festa do Imigrante, realizada nos primeiros finais de semana de junho no bairro da Mooca com ingressos a R$ 10,00.
Uma grande festa popular do Estado de SP acontece em Mogi das Cruzes. É a maior Festa do Divino do país. Vale ainda aproveitar as apresentações culturais da mesma festa religiosa, que acontece sempre 50 dias após a Páscoa, na cidade de São Luiz do Paraitinga. Em 2017, as celebrações serão entre os dias 26 de maio e 4 de junho.
Para quem gosta, de 09 a 18 de junho de 2017 acontece a Festa do Peão de Americana, cidade próxima 40 km de Campinas/SP.
Nós do blog Muita Viagem, preferimos a Festa da Cerejeira, que acontece entre junho e julho em Itapetininga (SP), um destino diferente para viajar em SP, a apenas 170 km da capital pela Rodovia Raposo Tavares. Da mesma forma é possível ver a florada das árvores de cerejas no Parque do Carmo, localizado na Av. Afonso Sampaio Souza, 951, em Itaquera, na capital.
Festival de Inverno no interior de SP
Com tantas opções, fica até difícil dizer qual cidade visitar em julho para curtir o melhor festival de inverno do interior de SP. Campos do Jordão, que realiza o maior evento de música erudita do Brasil durante o Festival de Inverno de Campos do Jordão é a opção mais assertiva, contudo há diversos destinos em SP que realizam festas regionais no interior bem divertidas e animadas.
Uma boa dica é Bragança Paulista, a apenas 60 km de SP, a cidade tem uma das melhores festas culturais do interior paulista. O Festival de Inverno de Bragança Paulista começa no mês de junho e estende-se até julho com programação variada com teatro, música e dança. As festas regionais são uma forma de fazer turismo e se divertir sem gastar muito.
Já um destino diferente é a Vila de Paranapiacaba, em Santo André, no ABC paulista. O Festival de Inverno de Paranapiacaba é bastante popular e acontece entre julho e agosto.
As temperaturas chegam a ficar negativas no inverno em Cunha, cidade no alto da Serra do Mar, a 220 km de SP, e apenas 45 km da cidade histórica de Paraty, no Rio de Janeiro. O Festival de Inverno de Cunha é um dos mais legais de SP por conta do clima das montanhas e ambiente rural da região.
Outra cidade bonita com festival de inverno é Amparo, distante 70 km de Campinas/SP. Além de Silveiras, vila histórica localizada entre as serras da Mantiqueira e da Bocaina, no Vale do Paraíba, a 220 km da capital, com o Festival de Inverno do Vale Histórico. Além do Festival de Inverno de Serra Negra, no Circuito das Águas.
Já quem gosta de festa italiana, pode fazer uma viagem até Jaboticabal, a 344 km de São Paulo e apenas 60 km de Ribeirão Preto para prestigiar a Festa do Quitute, uma das maiores festas italianas do interior de SP, realizadas durante a semana de aniversário da cidade, no dia 16 de julho.
Para os casais, uma cidadezinha charmosa para visitar em julho é Monte Alegre do Sul, com a Festa do Morango.
Para fechar o mês de julho, o turismo religioso ganha espaço na cidade de Santana do Paranaíba, que celebra no dia 26, o aniversário da Sant’Ana, avó de Jesus, com grande festa na cidade. É feriado municipal. São apenas 40 km da capital, perto de Barueri e Alphaville.
Festas em Agosto em SP
Um roteiro diferente e dica de lugar onde viajar em agosto com crianças em SP, é a cidade de Piracicaba, a 160 km de São Paulo. Em agosto acontece o Salão Internacional do Humor de Piracicaba, uma das festas populares mais criativas do interior, com exposição de arte em cartoons, charges, caricaturas e tirinhas. Em 2017, o evento acontece de 26 de agosto a 12 de setembro.
Uma cidade romântica para casal nesta época é Holambra, que em agosto recebe a Expoflora, com início previsto para o último final de semana do mês. Para quem gosta, a Festa do Peão de Barretos acontece entre os dias 17 e 27.
Já a capital recebe no bairro do Bixiga, a partir de agosto, a tradicional Festa de Nossa Senhora da Archiropita, talvez a maior festa popular de SP e uma das principais festas no Brasil. Em 2017, o evento já tem data — será de 05 agosto a 02 de setembro, com a grande procissão pelas ruas dos bairros no dia 20.
Por fim, não poderíamos deixar de citar uma das maiores festas do folclore brasileiro, que acontece em Olímpia, a 430 km de SP, no mês de agosto. O Festival do Folclore de Olímpia promete agitar o interior paulista com música, danças tradicionais e grupos folclóricos regionais.
Uma resposta
Opá tudo bem, amo viajar e visitar sites que possam me ajudar em minhas viagens, sempre que posso procuro viajar para distrair um pouco e nada melhos que estar bem informado. Obrigado pelo conteúdo do seu blog me ajudou bastate. Valeu…