A Secretaria de Estado da Saúde anunciou nessa quinta-feira (24) que irá investir aproximadamente R$ 2,5 milhões para adaptar o “predião” do Centrinho e transformar o edifício no Hospital das Clínicas (HC) da USP. O valor foi divulgado nesta quarta em reunião de assinatura da ampliação dos novos leitos para o Hospital de Base (HB), conforme o JC noticiou.
O encontro com o secretário estadual de Saúde, Marco Antonio Zago, contou com a presença do prefeito Clodoaldo Gazzetta, vereadores, Departamento Regional de Saúde (DRS-6), USP, Famesp e outros envolvidos.
O HC de Bauru, que deve começar a funcionar no início do próximo ano, servirá como hospital-escola para o curso de Medicina que a USP instalou na cidade, a exemplo do que já acontece com os HCs de São Paulo e Ribeirão Preto.
A previsão é que o HC de Bauru tenha cerca de 50 leitos no ano que vem e 200 quando atingir a capacidade plena, atuando como referência em atendimentos e ambulatoriais de média e alta complexidade. A Secretaria de Estado da Saúde ainda fez questão de ressaltar que a assistência atualmente oferecida pelo Centrinho será mantida, com ampliação gradativa do atendimento previsto para o novo HC.
LEITOS NO HB
No encontro dessa quinta-feira (24), também foi confirmado que o Hospital de Base de Bauru, unidade da Secretaria de Estado e sob a gestão da Famesp, terá sua capacidade de leitos ampliada em 13%, chegando a um total de 181, entre enfermarias e de UTI.
Com investimento de R$ 1,9 milhão, serão ativados 21 novos leitos, somando 16 de clínica médica e cinco de UTI adulto, com perspectiva de funcionamento nos próximos três meses.
“Esses investimentos são um grande passo para a ampliação da assistência na região de Bauru, considerando a importância do Hospital de Base no atendimento de média e alta complexidade à população”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Marco Antonio Zago.
A unidade é voltada ao atendimento de Urgência e Emergência, sendo referência em traumas. Em 2018, até setembro, já realizou cerca de 14 mil consultas emergenciais, mais de 2,2 mil internações e 8 mil cirurgias urgentes e eletivas. Desde 2017, o HB é referência para o protocolo de tratamento de AVC com regulação do Samu, otimizando a assistência.
COMEMOROU
O prefeito Clodoaldo Gazzetta (PSD) destaca a conquista para Bauru e região. “Ao final de toda a reestruturação da rede de saúde, a cidade vai ganhar cerca e 300 leitos. Serão 21 agora no Hospital de Base, 50 no Hospital das Clínicas no ano que vem e chegando a 200 ao final da implantação, e 60 no Lauro de Souza Lima (leia mais abaixo). Trabalhamos diretamente para que isso acontecesse. É um número de vagas que resolve a falta de leitos de Bauru e região. Desde a inauguração do Hospital Estadual, há mais de 15 anos, a cidade não ganhava tantos leitos em hospitais, uma necessidade pois a demanda aumenta”, afirma o prefeito Gazzetta.
A necessidade de mais leitos em Bauru é um problema crônico e que não vem de hoje. Desde 2013, mais de 600 pessoas já morreram no Pronto-Socorro Central (PSC) e UPA na espera por vagas de internação.
Lauro de Souza Lima terá 60 leitos
O Estado autorizou também nessa quarta-feira (24) a criação de 60 leitos de clínica geral no Instituto Lauro de Souza Lima. As novas vagas devem ser abertas no ano que vem, para dar mais condição de internação a pacientes que esperam na rede pública da região. Nos próximos meses acontecerá a adequação do prédio e a contratação de alguns funcionários. “O secretário Marco Antonio Zago nos confirmou que o Lauro de Souza Lima terá esses leitos de retaguarda e a previsão é de que seja entregue ano que vem”, disse o prefeito Clodoaldo Gazzetta ao JC. |
Fonte: https://www.jcnet.com.br/Geral/2018/10/estado-investira-25-milhoes-no-hc.html