Desenvolvida na Itália, a Feel the Peel produz os refratários na hora e permite que clientes assistam ao processo
E se, além de não incluir canudinhos, o suco que você compra viesse em um copo feito com a própria casca da fruta? Essa é a proposta da Feel the Peel, uma máquina que não só cumpre essa proposta como também permite que o cliente assista a todo o processo.
O dispositivo foi desenvolvido pelo escritório italiano de design Carlo Ratti Associati em parceria com a empresa de energia Eni.
Com mais de três metros de altura, ela tem capacidade para 1,5 mil laranjas, que são armazenadas de modo a compor o design diferente do produto.
Quando alguém pede um suco, a máquina corta e espreme as frutas de forma automática. As cascas, acumuladas em um compartimento na parte posterior, são usadas para “imprimir” o copo no qual será servida a bebida.
O processo inclui a secagem e moagem das cascas, que são misturadas com ácido polilático para produzir um tipo de bioplástico. É a partir dele que uma impressora 3D acoplada à máquina produz o copo.
A proposta segue o conceito de economia circular, que prevê, entre outras coisas, a diminuição do desperdício e da poluição. Ao site Dezeen, Carlo Ratti, fundador do escritório, diz que a ideia é que as próximas versões da máquina incluam outras funcionalidades, como a produção de peças de roupas a partir das cascas.
Assista ao vídeo do processo: