Revista Atenção

Emdurb implantará zona azul digital

Mudança na àrea Azul

Em até 90 dias, quem for utilizar uma vaga do estacionamento rotativo em Bauru não vai mais ter de se preocupar em comprar o talão de papel. A gerência de Operações de Trânsito da Emdurb informa que será implantado a zona azul digital. A empresa municipal já ajustou o software para instalar o serviço e a forma de aplicação através de aplicativo para baixar no celular.

Mudança na àrea Azul Marcos Franco, agente de trânsito
A próxima etapa será usar o sistema na fiscalização para o uso de agentes como Marcos Franco

Conforme o gerente de Operações de Trânsito, Gustavo Cardoso, falta apenas a contratação de empresa para incluir a forma de pagamento, por cartão de débito e crédito. “Já resolvemos a integração do software com o sistema da Emdurb e a interligação do software com o aplicativo para ser disponibilizado em uso em telefones celulares. Estamos com procedimento em andamento para realizar a licitação para definir a empresa que prestará o serviço de disponibilizar as formas de pagamento para a zona azul digital, por débito ou crédito, como é feito por outros serviços da mesma natureza e em outras cidades. Esta etapa final para implantar é realizada entre 60 a 90 dias”, comenta.

Cardoso conta que o sistema prevê as mesmas situações de uso do estacionamento rotativo existente no talonário atual. “O sistema vai permitir que o usuário baixe o aplicativo em seu celular. O cadastramento é rápido, com os dados de identificação normais e a inserção do veículo. A zona azul digital oferecerá o uso para 1 hora, com a mesma regra de prorrogar por mais 1 hora o uso da vaga. Se for zona verde, o sistema aceita apenas a opção de 2 horas, por uma única vez. Quem se cadastrou efetua o pagamento vinculado a esse serviço que estamos licitando, com o cartão e usa a vaga”, explica.

A zona azul digital não cadastra a vaga, o endereço utilizado. O sistema cadastra o usuário e o veículo que estacionou na zona autorizada. “Se o usuário não acionar o aplicativo e não efetuar o pagamento, este veículo poderá ser fiscalizado normalmente pelo agente de trânsito. O GOT (Grupo de Operações de Trânsito) terá acesso eletrônico ao cadastro. O acesso confirmará se aquele veículo acessou o sistema, se pagou pelo uso e a partir de que horário. O próprio sistema informa se o pagamento ainda está dentro do limite em lei (1 hora ou revalidação para 2 horas por uso)”, conta o gerente.

E se o usuário tentar revalidar o sistema por mais de 2 horas na mesma vaga? “O sistema não permite essa situação, exatamente para garantir que o estacionamento seja rotativo. Quem não usou o aplicativo, não pagou e estacionou, o GOT terá a informação do sistema naquele momento e emitirá o auto de infração de imediato. Como a fiscalização dessa etapa também é pelo acesso ao sistema, essas multas serão incontestáveis, com prova material, reduzindo também os recursos hoje levados às Juntas de Julgamento (|Jari) por divergência de preenchimento ou outra situação”, acrescenta.

MULTA ELETRÔNICA

O plano da gerência de trânsito é implantar o sistema eletrônico também para demais fiscalizações realizadas pelo GOT, em outra etapa. “Vamos começar pela zona azul digital e, depois do sistema testado e das pessoas acostumadas, implantaremos a fiscalização eletrônica digital. Com ela, o sistema permite imagem, hora, data e acesso aos dados do veículo e do usuário direto no sistema. A gestão da atuação dos agentes também melhora, porque as escalas, os locais percorridos e as incidências terão relatório específico disponíveis no sistema a ser implantado”, aposta Cardoso. 

Ele explica que o talão de papel ainda continuará existindo. “Até pelo costume cultural dos usuários, vamos implantar a zona azul digital mas manter a venda do talonário pelos orientadores e também em postos de venda fixos, no comércio credenciado. Até que, aos poucos, o sistema digital tenha condições de ser utilizado por fotos. O fato é que a zona azul digital vai facilitar a vida do usuário e acabar com a reclamação de acesso ao pagamento do estacionamento rotativo. O celular é um aparelho praticamente universal utilizado pelas pessoas”, argumenta.

A medida também vai facilitar a vida de quem comprou a primeira hora, mas precisa revalidar o serviço por mais tempo. “Os consultórios médicos, clínicas de exames, serviços de atendimento, terão esse benefício indireto. Se você estiver em uma consulta e demorou para ser atendido, não precisa voltar ao carro. Pode comprar a segunda hora de onde estiver, pelo aplicativo, no celular”, enfatiza Gustavo Cardoso. 

A zona azul digital vai, por fim, gerar ferramentas de gestão. Qual a incidência de uso por veículo, em que região, em quais horários? Qual a rotatividade efetiva por região tem o serviço? “Todos esses indicadores poderão ser conhecidos em relatórios que o próprio sistema tem condições de disponibilizar, ampliando as ferramentas de gestão para a gerência de trânsito”, finaliza. 

Mudança na àrea Azul
Malavolta Jr.
Em até 90 dias, a fiscalização no veículo que não tiver o cartão de zona azul será pelo sistema

Multas no trânsito em 2018

O boletim prévio do fechamento de estatísticas de trânsito em Bauru aponta queda de 36% na aplicação de autos de infração na comparação entre 2018 e 2017. Foram 43.094 multas aplicadas por policiais militares e agentes do GOT em 2017, contra 27.880 o ano passado, conforme a gerência de trânsito da Emdurb. 

Os locais que mais tiveram autuações no trânsito urbano de Bauru foram a quadra 17 da avenida Nações Unidas; a quadra 3 da rua Campos Salles, na Vila Falcão; e a quadra 16 da avenida Duque de Caxias, sentido Bairro-Centro. “Nas três faixas da quadra 17 da Nações Unidas, perto do Paulistão, passam 20 mil veículos por dia. O volume e a desatenção para o limite de velocidade na via apontam para a maior incidência de multas neste local. Na Falcão, por mais curioso que pareça, a multa no radar fixo em via de sentido na subida se dá porque o motorista tem dificuldade em não acelerar para manter o carro subindo, ultrapassando o limite. Na ‘baixada’ da Duque, perto do Bekassim, acontece o inverso. A descida logo após o semáforo gera infrações”, comenta Gustavo Cardoso, gerente de trânsito. 

“Conforme os relatórios, a multa por condução de veículo em velocidade em até 20% do limite para a via lidera as estatísticas, seguida do estacionamento irregular no sistema rotativo ou não uso do cartão. Dirigir ao celular caiu do segundo para o quinto índice de mais autuações. A queda se deu pela mudança na legislação, com maior pontuação por ocorrência e elevação no valor da multa. Quando pesa no bolso, culturalmente ou não, o índice cai”, avalia Cardoso.

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