A resposta a esta pergunta é SIM. Com o desenvolvimento de técnicas modernas de cirurgia ortopédica minimamente invasivas e a utilização de dispositivos de fixação externa (conhecidos popularmente como “gaiolas”), mesmo deformidades extremamente graves e completamente rígidas do pé e tornozelo podem ser corrigidas com cirurgias ortopédicas especializadas.
Problemas relacionados com o pé torto congênito – cujas deformidades residuais ainda estão presentes na adolescência, ou mesmo na idade adulta -, nos quais o tratamento ortopédico realizado na infância não foi suficientemente capaz de corrigir as principais deformidades, podem ser candidatos a esta opção de tratamento.
Uma outra situação complexa é aquela provocada pelas doenças paralíticas presentes na infância (como por exemplo a artrogripose ou a mielomeningocele), ou que se instalam já na vida adulta (como a lesão paralítica dos nervos periféricos ou do sistema nervoso central). Essas enfermidades podem provocar a instalação progressiva de graves deformidades que acabam impedindo o apoio da planta do pé no solo e, consequentemente, dificultam sobremaneira a locomoção.
Quando as deformidades dos pés são muito acentuadas e bastante rígidas, as técnicas cirúrgicas ortopédicas convencionais são muito arriscadas e, frequentemente, não podem ser utilizadas devido a retração e ao encurtamento da pele, dos vasos sanguíneos, e da própria extremidade, o que colocaria em risco a circulação local e a viabilidade do pé afetado.
É justamente em circunstâncias graves como estas em que hoje é possível indicar a cirurgia corretiva especializada. Empregando o FIXADOR EXTERNO CIRCULAR, existe a possibilidade de utilizar um método eficiente e mais seguro para corrigir, de forma gradual e progressiva, as extremidades seriamente deformadas.
O princípio deste tratamento ortopédico se assemelha muito ao uso dos aparelhos ortodônticos empregados pelos dentistas para alinhar a arcada dentária.
Quando alguém se encontra numa condição que se assemelhe ao que foi descrito, ainda é possível acreditar que existam algumas alternativas voltadas para a recuperação funcional da extremidade, sem necessidade de considerar a amputação como única opção.
Consultar um especialista na área de cirurgia reconstrutiva do pé e tornozelo é o melhor caminho para ouvir uma opinião avalizada a respeito da possibilidade de se tornar um candidato a este tipo de tratamento ortopédico corretivo.
Prof. Dr. Ricardo Cardenuto Ferreira
Médico Ortopedista Especialista em Pé e Tornozelo
_______________________________________________________________________
O Prof. Dr. Ricardo Cardenuto Ferreira é médico ortopedista especializado no tratamento de doenças do pé e tornozelo em recém-nascidos, crianças, adolescentes, jovens e idodos. Formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo em 1987, fez toda sua trajetória educacional e acadêmica nesta mesma instituição.
_________________________________________________________________
Em associação com a Rede One Care de assistência médica, o Prof. Dr. Ricardo Cardenuto está atendendo consultas ambulatoriais agendadas no complexo localizado na Rua Ruy Mendes de Rosis, 1-125 – Jardim Infante Dom Henrique, Bauru – SP – Telefone: 55 14 3042-1234 – A localização é bem próxima ao Bauru Shopping e o prédio tem estacionamento próprio no local.
________________________________________________________
É possível fazer o agendamento das consultas utilizando o número do WhatsApp (55) (14) 99143-9798. Também é possível falar diretamente com os atendentes na recepção do prédio onde é feito o atendimento ambulatorial pelo telefone ou WhatsApp (55) (14) 99119-3379.
________________________________________________________________
O Prof. Dr. Ricardo Cardenuto atende semanalmente em São Paulo no Centro de Cirurgia Reconstrutiva Avançada do Pé e Tornozelo, localizado na Rua Barata Ribeiro, 380 – sexto andar – conjunto 64 – Bairro da Bela Vista – CEP 01308-000 – SP, localizado ao lado do Hospital Sírio Libanês. Telefones para contato: (55) (11) 3214-5334 e (55) (11) 98385-1600 (WhatsApp). e-mail: ricardocardenuto@gmail.com