O governador João Doria (PSDB) esteve ontem em Bauru para a inauguração da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) e, na ocasião, anunciou que o Hospital das Clínicas (HC) seguirá funcionando após a pandemia de coronavírus, para atender a demanda de Bauru e região. Por enquanto, a unidade localizada no ‘predião’ da USP é hospital de campanha.
O convênio do Estado com a Famesp foi prorrogado até o final do ano para dar suporte ao tratamento dos casos de coronavírus. O governo estadual ainda não dá um prazo para que o HC passe a funcionar como um hospital geral, pois dependerá de quando a pandemia entrar em declínio em Bauru. “Mas já está definido que o HC vai continuar funcionando, com 20 leitos de UTI”, disse o governador.
A previsão é que sejam 172 leitos, sendo 20 de UTI. “Assim que não for mais necessário para a pandemia, o Hospital das Clínicas passará a funcionar como um hospital para as outras especialidades”, afirmou. O Estado também precisará definir a entidade que vai gerenciar o HC.
O prédio do HC deve ser passado para o Estado, e a universidade atuaria em parceria com seus cursos na área da saúde. Um projeto de lei do deputado estadual Ricardo Madalena (PL) transforma o Hospital das Clínicas em autarquia, e ainda precisa de aprovação da Assembleia Legislativa. “Esta é uma alternativa, mas o fato é que o HC vai funcionar em definitivo”, comentou o governador.
VACINA NO INTERIOR
A distribuição da vacina Coronavac será simultânea na capital e no interior do estado, caso a vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac seja eficaz para proteger do coronavírus. O Instituto Butantan é parceiro e participa dos testes. “A última etapa de testes vai até 15 de outubro. Até agora tudo transcorreu bem. Após a conclusão, a Anvisa tem até dois meses para aprovar, o que nos permitirá começar a vacinação em dezembro, com 5 milhões de doses para os profissionais de saúde. Depois, temos como comprar mais 55 milhões de doses, começando pelas pessoas com comorbidades ou com mais de 60 anos. Dá para vacinar toda a população do estado até o final de março, com proteção de um ano”, frisou o governador.
Ainda de acordo com Doria, São Paulo continua em tratativas com o Ministério da Saúde para que o governo federal faça a compra das vacinas, permitindo a distribuição a todo o País. “Mas caso isso não aconteça, São Paulo comprará as doses. O que esperamos é uma decisão técnica, sem interferência política. Torcemos para que as outras vacinas em teste funcionem, pois se tivermos três ou quatro vacinas, é possível imunizar a população de todo o País em quatro meses”, lembrou.
REFORMA ADMINISTRATIVA
O governo do Estado mandou para a Assembleia Legislativa, em agosto, projeto de lei que acaba com fundações e autarquias como CDHU, Furp, Sucen, EMTU, Itesp, Daesp, entre outros. Houve críticas de parte dos deputados estaduais, servidores e da sociedade. Doria aguarda resultado positivo na votação. “Espero a aprovação pela Assembleia, respeito o debate entre os deputados, mas é importante essa modernização, São Paulo precisa do ajuste por conta das perdas ocorridas na pandemia, mais de R$ 10,4 bilhões”, afirmou.
Deic é inaugurada em Bauru
Na inauguração da Deic (Divisão Especializada de Investigações Criminais), na quadra 23 da avenida Rodrigues Alves, Doria esteve acompanhado do delegado geral de Polícia de São Paulo, Ruy Ferraz, e do secretário-executivo da Polícia Civil, Youssef Chahin. Também participaram o diretor do Deinter-4 de Bauru, Ricardo Martines, e o diretor da Deic, Ricardo Dias. Eles citaram a importância da unidade na prevenção e apuração de crimes. Na Deic de Bauru, vão atuar 32 policiais civis, sendo cinco delegados, seis escrivães, 17 investigadores, dois agentes policiais e dois carcereiros, com 21 viaturas.
Manoel de Abreu
Governador recebe a tradicional homenagem do Café com Política
O governador João Doria visitou ontem o Jornal da Cidade, onde foi recebido por diretores e se encontrou com autoridades públicas. No Espaço Democrático Café com Política, Doria foi homenageado com uma placa em alusão à sua estada em Bauru e no JC. A placa ficará afixada no local, uma tradição para registrar visitantes ilustres que o município e o Jornal da Cidade recebem frequentemente, como governadores, senadores, presidentes da República, deputados, lideranças classistas, entre outros. O Café com Política é um movimentado e requisitado espaço jornalístico, de reuniões e eventos diversos, que objetiva propiciar encontros e o debate dos grandes temas públicos.