Revista Atenção

Domingo é marcado por prevenção em saúde e paixão por carros

7º Churravolks

Os bauruenses tiveram um “prato cheio” de eventos neste domingo. Foram grandes caminhadas em prol da saúde, mais especificamente de prevenção ao câncer de mama e à obesidade, e também momentos de diversão e lazer para os apaixonados por carros.

Logo de manhãzinha, o tom rosa tomou conta das imediações da Praça Portugal e da Getúlio Vargas. Participantes da 11.ª edição da Caminhada Pela Vida, organizada pelo grupo Amigas do Peito, vestiram camisetas com a cor para marchar contra o câncer de mama.

Um trio elétrico comandou a agitação do público ao longo do percurso, que teve início por volta das 9h15 e seguiu pela pista sentido Centro-Bairro da Getúlio Vargas até a sede da Polícia Federal. Cerca de 3 mil pessoas participaram do evento, estimam os organizadores.

“Existe vida após o câncer. Há uma pesquisa que deve ser divulgada pelo próprio Ministério da Saúde que diz que 12% das mulheres que têm a doença não morreriam se fizessem exercícios, 30 minutos por dia bastariam. A caminhada vem para chamar atenção a essa realidade”, diz Clara Vasconcelos, presidente da ONG Amigas do Peito, que presta assistência gratuita às vítimas da doença na cidade.

Quase ao mesmo tempo, também na Getúlio, ocorreu a 1.ª Caminhada Nacional de Combate à Obesidade. Promovida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), a ação teve como objetivo chamar a atenção da população para a importância da atividade física e da alimentação adequada para melhorar a qualidade de vida e reduzir o excesso de peso.

O trajeto teve início na Casa do Médico e seguiu pela Getúlio Vargas até próximo à Praça da Copaíba. O mesmo percurso foi feito na volta. E os participantes foram recebidos com um café da manhã na Casa do Médico, onde também participaram de uma aula de zumba, finalizando a manhã de exercícios.

AUTOMÓVEIS

Se a Getúlio foi marcada por ações de prevenção, o Vitória Régia foi palco do 7.º Churravolks, evento solidário onde os apaixonados por veículos com motores a ar, como Fuscas e Kombis, e muitas famílias se confraternizaram ao redor de churrasqueiras com o objetivo de integrar membros de clubes de várias cidades e ajudar famílias carentes. Entre as estrelas do evento, estava o famoso “Herbie”, além de uma Kombi picape estilizada do personagem “Tow Mater”, do filme “Carros”.

Ângelo Zonaro, um dos organizadores e fundador do clube Rolê de Fusca Bauru, conta que esta edição reuniu 1.470 participantes – na edição passada, foram cerca de 1.200. “Estamos com 168 cidades do Interior Paulista confirmadas”, diz. “O pessoal sabe que o evento é solidário e estamos mais um ano batendo recorde”.

Outro evento também reuniu amantes de carros. Também solidário, o 1.º Encontro de Rebaixados – Baixos 014 contou com 500 veículos com a suspensão modificada, no Sambódromo de Bauru. A entrada foi um quilo de alimento não perecível e os produtos arrecadados serão doados para a Apae da cidade.

Rodrigo da Silva Ferreira, organizador do evento, conta que seu grupo Baixos 014 (o nome é uma referência ao código DDD de Bauru), que possui cerca de 100 membros, participa de encontros de rebaixados em toda a região e sentia a vontade de realizar um encontro semelhante na cidade. “A gente não tinha liberdade e espaço para fazer. Aí conseguimos espaço no Sambódromo e esperamos fazer o primeiro de muitos, se Deus quiser”, afirma

1ª Caminhada Nacional de combate a obesidade
1ª Caminhada Nacional de combate a obesidade
1ª Caminhada Nacional de combate a obesidade
1º Encontro de Rebaixados – Baixos 014 – Sambódromo. 21/10/2018
Sair da versão mobile